Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Mourão não participa de exibição de comboio militar em Brasília

Ontem, generais da ativa e da reserva manifestavam, em caráter reservado, incômodo com o desfile em meio à votação em plenário da PEC do voto impresso

Mourão não participa de exibição de comboio militar em Brasília

Foto: Reprodução/Twitter/@GeneralMourao

Brasília/DF – O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, não compareceu à exibição de um comboio militar realizado nesta terça-feira (10), próximo ao Congresso Nacional, em Brasília. Conforme informações de aliados do vice-presidente, ele não achou adequado participar do evento.

Nessa terça-feira (10), ocorreu um desfile militar na mesma região no mesmo dia da votação em plenário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso. Por conta disso, generais tanto da ativa como da reserva manifestavam, em caráter reservado, incômodo com o desfile.

Além disso, os generais também avaliam que o episódio militar não ajuda a pacificar a relação entre o Executivo e o Judiciário, que passou na semana passada por um mal-estar após crítica do presidente ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso.

Leia mais: Omar classifica desfile de tanques como prova que Bolsonaro está ‘acuado’

Mourão também deixou de participar de uma reunião ministerial depois do desfile militar. E essa não é a primeira vez que ele não é convidado para o encontro do presidente Bolsonaro com a equipe ministerial.

A cerimônia militar já estava programa, segundo informado pela Marinha.

O anúncio da manifestação, porém, gerou críticas entre políticos, que acreditam que o desfile pode soar como algum tipo de pressão do governo para a aprovação da PEC, além de aumentar a tensão entre os três poderes.