Manaus, 22 de junho de 2024
×
Manaus, 22 de junho de 2024

Cidades

MPAM e Polícia definem ações para combater assaltos em ônibus

O TAC é uma união de esforços entre duas promotorias do Ministério Público e as forças policiais do Estado para minimizar os ataques dos bandidos.

MPAM e Polícia definem ações para combater assaltos em ônibus

Iniciativa visa coibir a ação de bandidos que atacam os coletivos. (Foto: Hirailton Gomes/Ascom MPAM)

Órgãos de segurança pública e ligados ao serviço de transporte de passageiros em Manaus assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que elenca nove medidas de combate aos assaltos cometidos dentro dos veículos.

O TAC é uma união de esforços da 61ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), onde atua o Promotor de Justiça, João Gaspar e da 81ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon), da qual é titular a Promotora de Justiça Sheyla Andrade.

“O benefício comum vai muito para toda a comunidade que utiliza o sistema de transporte coletivo público da cidade de Manaus. É um programa de prevenção criminal com nove medidas a serem adotadas com intuito claro de reduzir a criminalidade no interior do sistema. Atualmente, Manaus detém os piores números em termos de criminalidade. São nove crimes, em média, por dia cometidos dentro do sistema público coletivo. É uma realidade com a qual nós não podemos mais conviver. O usuário do transporte coletivo não pode mais conviver. O programa visa eliminar o medo da comunidade usuária e da população em geral. O TAC traz medidas de fundo preventivo pra gente reduzir a criminalidade e impedir que os crimes ocorram”, disse o promotor João Gaspar.

Termo celebrado

“Hoje é um dia muito especial, é um marco histórico na cidade de Manaus, uma vez que a partir do momento em que foi firmado esse TAC, sob a coordenação do Ministério Público, com as empresas e com os demais órgãos que fazem parte de fiscalizar os sistema, nós cremos que, com isso, o usuário será quem vai ser o maior beneficiário. Todas essas medidas que serão implementadas elas visam, de alguma forma, coibir a violência que hoje é a grande preocupação dentro dos veículos”, disse a Promotora Sheyla Andrade.