Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cidades

MPC e MP-AM recomendam que Seduc suspenda concurso

MPC e MP-AM recomendam que Seduc suspenda concurso

(Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e o Ministério Público de Contas do Estado (MPC) recomendaram, de forma conjunta, ao Secretário de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Lourenço Braga, e ao Instituto Acesso, a suspensão do concurso público realizado no último domingo, 8. 

(Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)

Conforme os órgão de controle, o certame recebeu um grande volume de denúncias de irregularidades que prejudicaram a ampla concorrência dos candidatos. “Os locais de prova não tinham controle de acesso dos candidatos e os fiscais portavam aparelhos celulares durante toda a realização da prova sob alegação de controle de horários; pouco tempo de permanência nas salas, podendo o candidato sair com o caderno de questões incorretas, incompletas e ilegíveis”, diz um trecho do documento, justificando a representação e ressaltando que no dia da prova havia folhas soltas, sem grampos, e malotes violados que foram transportados por moto-taxi.   

 De acordo com a representação, todo o concurso deve ser suspenso, inclusive a nova prova marcada para o dia 22 deste mês. 

Caso o secretário da Seduc e a empresa não suspendam o certame, o MPC e MP informaram que a consequência pode ser a abertura de uma ação civil. A Seduc e o o Instituto Acesso tem até cinco dias para responder a recomendação.  

Veja a representação: