Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Política

MPF cobra com urgência do Ministério da Saúde medidas contra escassez de remédios e oxigênio

Por conta do agravamento da pandemia da covid-19 no país, esses tipos de insumos estão em escassez

MPF cobra com urgência do Ministério da Saúde medidas contra escassez de remédios e oxigênio

(Foto: Ministério da Saúde)

O Ministério Público Federal (MPF) enviou quatro ofícios nessa sexta-feira(26) ao Ministério da Saúde cobrando “providências urgentes” para frear o desabastecimento de medicamentos do “kit intubação” e oxigênio medicinal nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e no município de Montes Claros, em Minas Gerais.
Por conta do agravamento da pandemia da covid-19 no país, esses tipos de insumos estão em escassez.Também nessa sexta, o MPF, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Defensoria Pública do Estado do Pará emitiram uma recomendação para que as prefeituras da região do Xingu, no Pará, façam imediatamente um lockdown, nos moldes do que foi adotado em Altamira (PA) nessa quinta-feira (25/3).

Entre os municípios, estão Brasil Novo, Vitória do Xingu, Medicilândia, Uruará, Placas, Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio e Porto de Moz.

ndo o comunicado do MPF, foi considerada a “necessidade de manter uma uniformidade entre as políticas de isolamento da região do Xingu, tendo em vista que o Hospital Regional da Transamazônica é o único na região inteira que possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e está há dias com 100% de ocupação de UTI e pacientes em fila”. Os municípios têm 24 horas para informar se atenderão à recomendação.

Já os ofícios sobre desabastecimento foram enviados pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac) para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na semana passada, documentos similares foram endereçados à pasta cobrando medidas em Rondônia, no Acre, no Amapá e no Mato Grosso.

*Com informações Metrópoles