Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Mulher de Arthur será homenageada na CMM pelos ‘relevantes serviços prestados à sociedade’

Mulher de Arthur será homenageada na CMM pelos ‘relevantes serviços prestados à sociedade’

Elizabeth Valeiko e Arthur Neto: romance assumido durante a eleição do ano passado (Semcom)

Coluna Cenário

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promulgou  na manhã de ontem, 16, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 030/2017, que concede Medalha de Ouro ‘Cidade de Manaus’ à arquiteta e primeira-dama do Município, Elisabeth Valeiko, “pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara com destaque na área social”.

Segundo o site da CMM, a iniciativa partiu do vereador Amauri Colares (PRB) e é baseada no artigo 173, inciso IV, do Regimento Interno da Casa Legislativa, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus.

Chamou a atenção no site da CMM a falta de informações detalhadas sobre que tipo de serviços a mulher do prefeito Arthur Neto (PSDB) “prestou” à capital no período em que foi assumida por ele como esposa, durante a eleição municipal do ano passado, no lugar da ex-mulher de Arthur, Goreth Garcia.

Em maio deste ano, o tucano empregou a esposa na prefeitura para ser presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com um salário de R$ 15 mil e um orçamento inicial de R$ 6 milhões, valor que foi retirado de outras secretarias, como da Saúde,  da Educação e da pasta de Infraestrutura. 

O site da CMM chega a dizer que antes de assumir o FSS, “a primeira-dama já realizava ações com crianças em condições de vulnerabilidade social, crianças com doenças graves e que necessitam de atenção social”.

Elizabeth Valeiko do Carmo Ribeiro nasceu  no rio de Janeiro em 9 de outubro. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (Unip) e possui pós-graduação Latu Sensu – especialização – MBA em Gestão Eficaz de Obras e Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul.