Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Mundo

Avião teve falha técnica e já estava em chamas, diz autoridade iraniana

Os investigadores iranianos citam testemunhas que estavam em solo e em um outro avião que sobrevoava a mesma zona do Boeing ucraniano

Avião teve falha técnica e já estava em chamas, diz autoridade iraniana

Equipes de especialistas estão investigando o local do acidente. Foto: WANA NEWS AGENCY/VIA REUTERS/UOL

O Boeing 737 da Ukraine International Airlines pegou fogo antes da queda, seis minutos após decolar do Aeroporto Internacional de Teerã com destino a Kiev, matando as 176 pessoas a bordo.

As novas informações foram reveladas nesta quinta-feira, 9, em um comunicado da Aviação Civil iraniana.

Os investigadores iranianos citam testemunhas que estavam em solo e em um outro avião que sobrevoava a mesma zona do Boeing ucraniano, mas em altitude superior.

Segundo esses relatos, o aparelho já estava em chamas antes de cair em Chahriar, no sudoeste de Teerã. “Um incêndio foi observado na aeronave e aumentou rapidamente”, reitera o relatório preliminar.

O documento também aponta que a última inspeção do Boeing 737 foi realizada na última segunda-feira (6). Segundo o relatório, o aparelho teve um problema técnico momentos após a decolagem e começou a retornar ao aeroporto antes da queda.

No entanto, os investigadores não revelam a natureza da falha encontrada. De acordo com uma fonte próxima dos serviços de segurança do Canadá, a principal suspeita é que o motor do avião tenha superaquecido. Nenhuma comunicação por rádio foi realizada pelo piloto e a aeronave desapareceu dos radares quando estava a oito mil pés de altitude (cerca de 2.500 metros).

(*) com informações do UOL