MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Na Aleam, Fausto pergunta a Sinésio se ele não tem ‘medo de pegar porrada’

A confusão começou quando Roberto Cidade anunciou que um dos itens foi retirado de pauta a pedido de Fausto
Beatriz Araújo – Portal Amazonas1
• Publicado em 07 de outubro de 2021 – 09:55
Foto: Divulgação/Aleam

MANAUS, AM – Durante a leitura da pauta de votações na sessão plenária da última quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o clima ficou tenso entre os deputados Fausto Júnior (MDB) e Sinésio Campos (PT). A confusão começou quando o presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), anunciou que um dos itens foi retirado de pauta a pedido de Fausto, que estava como secretário na sessão.

O item retirado de pauta tratava da transformação da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta em Fundação Hospitalar. Porém, a pedido de Fausto, a pauta foi retirada sem a votação no plenário, o que, segundo Sinésio Campos, fere o regimento da Casa.

Leia mais: Fausto Jr terá que desembolsar R$ 55 mil para indenizar Omar Aziz por difamação

Sinésio acabou se exaltando ao pedir que o projeto fosse retornasse para a votação e acabou acusando o secretário de ter pulado o item e manipular a pauta.

”Eu não aceito o secretário que nem é secretário, o senhor está manipulando a pauta”.

Fausto ironizou a fala de Sinésio e solicitou apoio médico para atender o petista.

“Eu peço que a diretoria médica possa trazer um tranquilizante, porque ele está para ter um infarto”, disse Fausto.

Em seguida, Fausto explicou o trâmite que fez com que o item fosse retirado de pauta; segundo ele, o trâmite teve apoio de Roberto Cidade.

“Eu conversei com Vossa Excelência sobre alguns pontos que devem ser ponderados. Eu sou a favor da pauta, mas existe um fator que está sendo legislado sobre o a eleição para diretoria do Alfredo da Mata, da qual eu quero entender para apresentar uma emenda. Eu acho importante a matéria, pois trará recursos para a Fundação. E eu quero evitar jabutis e não prejudicar a pauta, por isso pedi para suspender.”

Sinésio não aceitou a argumentação do colega, uma vez que a matéria tramitou nas comissões em que Fausto é membro e nenhuma emenda foi apresentada.

“Não houve votação do plenário e não houve pedido da base do governo para retirada da pauta. Deputado Fausto tem que ficar atento para depois não dizer que é uma situação pessoal. Vossa Excelência não pediu nenhuma emenda na Comissão em que a matéria passou”, disse.

Incomodado com a insistência do petista, Fausto usou a tribuna, mais uma vez, para defender seu pedido e acabou ameaçando o colega de agressão física.

“Vossa Excelência tem que ter respeito pelos colegas. Você não tem autoridade para interromper os colegas, tenha respeito. Vossa Excelência não tem medo de pegar porrada, mas por motivos óbvios eu não iria para a porrada com você. Me respeite e respeite esse parlamento. Fica aqui o meu repúdio pela falta de respeito pelas palavras dos parlamentares!”, declarou o líder do MDB.

Após alguns minutos de discussão, o presidente da Casa reconheceu o erro e colocou a retirado do item para votação em plenário. O item foi aprovado e retirada de pauta, todavia, Sinésio não concordou com a votação. Segundo ele, a pauta estava prejudicada por falta de quórum.

A retirada da pauta entrou novamente em votação e foi aprovada, porém, o petista continuou revoltado com a situação e ameaçou abrir uma sindicância para investigar a conduta de Roberto Cidade durante a votação.

Com as ameaças, o plenário acabou perdendo o quórum e Cidade precisou suspender a sessão por 30 minuto; retorno só ocorreu 50 minutos depois.

No retorno da sessão, Cidade anunciou apenas que a votação da redação final e promulgação dos itens aprovados seriam feitas nesta quinta (7).

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap