Manaus, 8 de dezembro de 2024
×
Manaus, 8 de dezembro de 2024

Política

Na Câmara, PEC 6×1 alcança 216 assinaturas favoráveis

Líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento afirmou que deputados do partido assinarão o pedido de discussão da PEC 6X1.

Na Câmara, PEC 6×1 alcança 216 assinaturas favoráveis

Erika Hilton dá detalhes sobre a PEC 6x1 - Foto: (Larissa Lousrhania)

Brasília (DF) – Com 216 assinaturas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6X1 ganha corpo para ser discutida pelos deputados federais.

Em entrevista coletiva na Câmara, a autora da proposta deputada Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que busca o apoio de todas as bancadas para haver uma discussão e um consenso sobre o texto.

“Este será o tema mais importante a ser discutido no momento. (…) As pessoas entenderam a importância de que o Brasil assim como outros países fizeram passam avançar em um texto bom para a questão trabalhista no nosso país”, pontuou.

O texto propõe uma nova escala de trabalho, alterando o regime atual de 44 horas semanais. A jornada seria reduzida à quatro dias trabalhados com duração de oito horas por dia.

Vários parlamentares da base governista participaram da coletiva, entre eles os deputados federais Guilherme Boulos (Psol- SP), Chico Alencar (RJ), Fernanda Melchior (RS), Talíria Petrone (RJ) e Maria do Rosário (PT-RS).

Durante a coletiva, Hilton afirmou ter recebido o apoio do líder da bancada do União Brasil, deputado federal Elmar Nascimento (BA), os 58 parlamentares devem assinar de forma unânime o pedido para colocar o texto em discussão.

A PEC ainda não foi protocolada, segundo a deputada vários parlamentares assinarão o texto. A proposta deve ser discutida com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ainda nesta quarta.

Segundo o deputado federal Guilherme Boulos, a discussão uniu as bancadas e o número de assinaturas deve ultrapassar o mínimo necessário para aprovação.

“O retorno que o deputado Elmar nascimento deu, deputados do Republicanos, do PT deputados que não necessariamente votam com o governo e que frequentemente não votam m a esquerda já sinalizaram não apenas a assinatura, mas o compromisso com o mérito”, destacou Boulos.

A PEC deve ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pela deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), em caso de aprovação o texto passa por uma Comissão Especial.

 

LEIA MAIS: