Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Esportes

Nacional contrata Gilmar Popoca como novo técnico do time

Popoca vai assumir o Nacional com foco no calendário nacional de 2023; ele já treinou as categorias de base do Flamengo

Nacional contrata Gilmar Popoca como novo técnico do time

Popoca (esq.) vai assumir o Leão da Vila Municipal. Foto: Divulgação

MANAUS, AM – O Nacional FC, um dos mais tradicionais times de futebol do Amazonas, está de técnico novo. O amazonense Gilmar Popoca, de 57 anos, ex-jogador do Flamengo, foi anunciado como novo comandante do esquadrão nesta quinta-feira (18).

O anúncio foi feito pelo futuro presidente do clube, Deusdete Reis, que deve ser aclamado no dia 11 de dezembro. Popoca foi jogador do Flamengo nos anos 80 e 90, e também treinou as categorias sub-17 e sub-20 da equipe rubro-negra.

Como o Leão da Vila Municipal está focado no Campeonato Estadual de 2022, Deusdete Reis diz que o time, sob sua direção, vai apostar não apenas na contratação, mas na revelação de talentos. “Vamos investir em um time totalmente novo”, afirmou um dos dirigentes.

Leia mais: Nacional FC adere às máscaras personalizadas

Popoca começou a carreira em Manaus, ainda adolescente, nas categorias de base do Atlético Rio Negro, que faz com o Leão o clássico amazonense Rio-Nal. Durante um treino de dois toques com o Flamengo, na capital amazonense, o técnico Cláudio Coutinho o observou e gostou do que viu.

Coutinho levou Popoca para o Rio de Janeiro, e a partir de 1983, ele atuou como profissional pelo esquadrão rubro-negro. Em um jogo contra o Botafogo, Popoca substituiu Zico, que estava contundido, e ajudou a assinar a vitória contra o alvinegro carioca com um gol de falta, no melhor estilo do Galinho de Quintino. Na ocasião, o jornal O Globo o chamou de “O Novo Zico”.

Foi campeão mundial dos Juniores pela Seleção Brasileira neste mesmo ano, e no ano seguinte (1984), chegou ao ápice da sua carreira ao ser convocado pela Seleção para participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Na ocasião, foi eleito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como o melhor jogador da competição.

(*) Com informações do Portal do Marcos Santos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.