Manaus, 3 de julho de 2024
×
Manaus, 3 de julho de 2024

Cenário

Nada de pizza: ‘vamos apurar todas as irregularidades que a Amazonas Energia comete’, garante Sinésio

Deputado Sinésio Campos (PT) é o presidente da CPI da Amazonas Energia na Aleam; primeira reunião da comissão será dia 9

Nada de pizza: ‘vamos apurar todas as irregularidades que a Amazonas Energia comete’, garante Sinésio

Foto: Reprodução

Manaus, AM – O deputado Sinésio Campos (PT) foi o escolhido para ser presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia. Ele também é o autor da proposta que solicitou a instalação da comissão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Além dele, a CPI é composta pelos deputados Carlinhos Bessa (PV), como relator, além de Dermilson Chagas (sem partido), Cabo Maciel (PL) e Fausto Júnior (MDB). A primeira reunião será na próxima quinta-feira (9), às 8h, na Aleam.

A CPI tem como objetivo investigar as possíveis omissões e responsabilidades da concessionária frente aos apagões, perda de energia, aumento de tarifa, precariedade na manutenção e ampliação das redes elétricas que ocasionam graves transtornos para a população amazonense.

De acordo com o deputado Sinésio, no interior a situação ainda é pior, visto que muitas comunidades ribeirinhas sequer possuem energia elétrica. Ele garante que a CPI não vai terminar em pizza.

“É dificuldade. Eu estou aqui em Borba e aqui até hoje, três anos, não teve ampliação de rede, continua tendo o Luz para Todos com as obras paralisadas. A tarifa, nós pagamos! O maior valor de tarifa do país! Ou seja, quando foi privatizado foi vendido um sonho de ter energia de qualidade e com um preço acessível para a população e nada disso aconteceu. Os constrangimentos frequentes dizem respeito aos cortes de energia”, disse.

Leia mais: Aleam define membros para a CPI da Amazonas Energia

“Em Manaus, hoje, as interrupções de energia já se tornaram frequentes, inclusive, no Vieiralves; Dom Pedro, na periferia; tarifa alta; corte de energia sem notificação. A Amazonas Energia é campeã de reclamação, né. Inclusive, quando eu apresentei o pedido de CPI, a comissão acolheu e é extremamente positivo e vamos apurar todas as irregularidades que essa Amazonas Energia comete”, continuou o parlamentar.

A primeira reunião deve definir o cronograma das reuniões que, segundo Sinésio, ele vai propor que sejam transmitidas ao vivo na internet.

“Dia 9 eu já vou apresentar todo o rito da CPI, não vamos deixar nada que não seja apurado nessa CPI […] Eu vou propor que seja transmitida ao vivo. Eu, como presidente, não vai ser nada em portas fechadas. A população tem que tomar conhecimento de quem está sendo ouvido e vamos fazer com que a população tenha o acompanhamento”, afirmou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.