Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Esportes

Neymar marca golaço e garante vitória em seu retorno ao PSG

Jogador foi duramente vaiado e hostilizado pela torcida parisiense ao logo da partida, mas o craque não se intimidou

Neymar marca golaço e garante vitória em seu retorno ao PSG

Foto: Martin BUREAU / AFP

Fora das partidas do Paris Saint-Germain (PSG) desde o início do Campeonato Francês 2019-2020, em agosto, Neymar voltou a campo neste sábado, 14, contra o Strasbourg – e foi recebido com vaias, palavrões e faixas de protesto da torcida. Apesar disso, o nome da vitória do PSG por 1 a 0 sobre o Strasbourg foi do craque brasileiro, com um golaço nos acréscimos que garantiu o triunfo de sua equipe.

As vaias começaram antes mesmo do início da partida, quando o nome de Neymar foi anunciado como titular, e se repetiram durante todo o primeiro tempo de jogo, sempre que o camisa 10 pegava na bola. A primeira etapa da partida terminou em 0 a 0, sem grandes lances do jogador brasileiro.

Além das vaias, a torcida carregava faixas que criticavam as tentativas de Neymar de deixar o clube francês e voltar para o Barcelona. Sem sucesso nas negociações para o seu retorno ao clube espanho, ele atuou nos amistosos da seleção brasileira contra Colômbia e Peru na última semana, mas pelo PSG não entrava em campo desde o dia 11 de maio. Neste sábado, foi titular e jogou os 90 minutos.

As organizadas prepararam uma recepção bastante hostil a Neymar no Parque dos Príncipes. O pai do jogador também foi alvo dos protestos. As vaias foram mais intensas durante o primeiro tempo, etapa em que o PSG pouco fez. Praticamente todos os lances de perigos passavam pelos pés de Neymar. 

Desse modo, o brasileiro mostrou que não se abalou com o ambiente desfavorável. Até mesmo faixas ofensivas com o nome de seu pai não o incomodaram. Pelo contrário, pareceu ter dado mais ânimo a ele.

Depois de receber muitas vaias e xingamentos, Neymar foi premiado pela insistência e fez parte da torcida mudar seu comportamento ao brilhar no final da partida. O camisa 10, que tinha feito o goleiro fazer grande defesa e quase marcado um gol olímpico – a bola acertou a trave – enfim pôde comemorar.

Ele recebeu cruzamento da esquerda e acertou um lindo voleio, de esquerda, para garantir o triunfo do time de Paris e causar sentimentos distintos nos torcedores, de modo que as organizadas continuaram vaiando, mas boa parte dos apoiadores aplaudiu.

Na comemoração do gol, Neymar colocou a bola dentro da camisa e fez o famoso gesto de gravidez para comemorar a vinda do filho do seu irmão. No último lance da partida, o brasileiro ainda balançou a rede outra vez, mas o lance foi invalidado com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo) por impedimento de Di Maria.

O triunfo manteve o time de Paris na liderança do Campeonato Francês, com 12 pontos. 

Assista ao gol: