Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Economia

No AM, número de usuários de gás natural salta mais de 1000% em cinco anos

Unidades consumidoras de gás natural dos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial podem atingir até 61% de economia

No AM, número de usuários de gás natural salta mais de 1000% em cinco anos

Os investimentos da Companhia, oriundos de recursos próprios, chegaram a R$ 780,8 milhões (Foto: Divulgação/Governo do AM)

A adesão ao gás natural está crescendo cada vez mais no Amazonas. O salto significativo do número de unidades consumidoras (UCs) contratadas, nos últimos cinco anos, comprova o uso cada vez maior do combustível como alternativa energética no estado.

A quantidade de usuários contratados passou de 1.203 no primeiro trimestre de 2019 para 14.078 no mesmo período de 2023, nos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

O acréscimo gerado neste indicador foi de 1.070%, conforme dados da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Esse avanço decorre dos investimentos da concessionária na ampliação do sistema de distribuição do combustível fóssil. Desde o início de sua operação comercial (em dezembro de 2010) até fevereiro deste ano, os investimentos da companhia, oriundos de recursos próprios, chegaram a R$ 780,8 milhões (em valores corrigidos).

Atualmente, são 249 quilômetros de rede de distribuição de gás natural (RDGN) construída. Essa infraestrutura de gasodutos já propicia o atendimento de pontos de consumo da substância em mais de 20 bairros de Manaus.

Vantagem econômica

Unidades consumidoras de gás natural dos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial podem atingir até 61% de economia frente a outros combustíveis.

Outro benefício proporcionado pelo consumo do gás natural é o ambiental. A adesão ao GN, em Manaus, representou redução de 73% na poluição provocada pela queima de combustíveis líquidos e de 55% na emissão de gases de efeito estufa (metano e dióxido de carbono). Esses dados foram comprovados por meio de pesquisa produzida pela Green Ocean Amazon.

(*) Com informações da assessoria

Leia Mais: