Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

No Bosque da Ciência, Inpa promove mais uma edição do projeto Circuito da Ciência

No Bosque da Ciência, Inpa promove mais uma edição do projeto Circuito da Ciência

O projeto Circuito da Ciência acontece na última sexta-feira de cada mês e tem como objetivo socializar a produção do conhecimento científico do Instituto e promover a educação ambiental para a comunidade. (Foto: Acervo/ Inpa)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre as portas mais uma vez para receber o público e estudantes da rede de ensino de Manaus na segunda edição do projeto Circuito da Ciência de 2017. O evento acontece, nesta sexta-feira (26),  no Bosque da Ciência, das 8h às 11h.

O projeto Circuito da Ciência acontece na última sexta-feira de cada mês e é uma realização do Inpa, por meio da Coordenação de Extensão (Coex). A atividade tem como objetivo socializar a produção do conhecimento científico do Instituto e promover a educação ambiental para a comunidade.

Para esta edição já confirmaram presença a Escola Municipal Thales Silvestre (Lagoa Verde), o Centro Educacional Raimundo Belo Ferreira (Cidade Nova I), a Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura (novo Israel) eo  Programa Formando Cidadão da Polícia Militar do Amazonas (Amazonino Mendes).

Dentre as atividades desenvolvidas no Circuito estão as exposições do projeto peixe-boi da Amazônia, malária e dengue, leishmaniose, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, tecnologias sociais e inclusão social na Amazônia, o projeto Ecoethos da Amazônia.

Os presentes poderão contar também com a oficina em Saúde Bucal, além dos estandes sobre prevenção do caramujo africano, Química dos frutos amazônicos e sorvete caseiro, artesãs itinerantes, Grupo de Escoteiros e Instituto Soka/Cepeam.

Os participantes embarcarão ainda numa “viagem” ao Planetário para conhecer o sistema solar, além de conhecer também os trabalhos desenvolvidos pelo Biotério Central do Central do Inpa, um dos mais modernos do Brasil na criação e experimentação de animais.

São parceiros do projeto a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Grupo de Escoteiros, o Instituto Soka/Cepeam, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Uninorte e a Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima.

O projeto Circuito da Ciência recebe o apoio da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), do Uninorte e da Brother’s. 

Fonte: Inpa/ MCTIC