Manaus, 29 de junho de 2024
×
Manaus, 29 de junho de 2024

Cidades

No coração da Amazônia, Manaus é uma das cidades menos verdes do país

A capital amazonense só perde para Belém, num ranking de 15 cidades brasileiras menos arborizadas do país e com mais de 1 milhão de habitantes.

No coração da Amazônia, Manaus é uma das cidades menos verdes do país

Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Divulgação/ Semcom)

Manaus (AM) – Quando o assunto é a questão ambiental, todo o mundo volta os olhos para a Amazônia, já que o bioma concentra a maior floresta tropical do mundo. Mas, mesmo estando localizada no meio da floresta amazônica, a capital do maior estado do Brasil é apontada como a cidade com um dos menores percentuais de arborização urbana, num ranking com as 15 cidades brasileiras menos arborizadas do país.

Neste dia 5 de julho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Portal AM1 destaca os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam que Manaus e Belém são as duas maiores capitais da Amazônia Brasileira menos arborizadas. Nesse comparativo, Manaus ocupa a vice-liderança.

Em Belém, 22,4% do entorno dos domicílios há alguma árvore ao redor, em área pública. Manaus, por sua vez, tem 25,1%. O estudo não contou as árvores nas residências ou em áreas particulares.

O que diz a Semmas?

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) diz que os parâmetros que usam para medir é complexo, e que são os mesmos em Brasília, Tocantins, onde as medidas são contadas pelas quadras da cidade e, de fato, não consideram as árvores existentes nos quintais das pessoas — o que é uma realidade para os amazonenses —, que costumam ter plantações nos quintais.

Outro fator a ser considerado é que as árvores podem estar concentradas em regiões específicas.

O titular da Semmasclima, Antonio Stroski, destaca, inclusive, diversas ações que integram um projeto global da gestão do prefeito David Almeida, que decidiu tornar Manaus uma das cidades mais arborizadas do país.

Stroski relata que, no mês de janeiro de 2024, foram realizadas oito ações de plantio e manutenção da arborização, com 320 mudas plantadas em áreas de recuperação, canteiros centrais e passeios públicos. Naquele mês, foram produzidos 6.880 mudas.

“As ações de manejo da arborização pública de Manaus são contínuas, e realizadas ao longo de todo o ano, sendo intensificadas no período chuvoso, no qual os plantios têm maior chance de sucesso”, explicou.

Ações de arborização

Destacando a ação da secretaria em distribuir mudas de forma gratuita e itinerante, neste ano, chegou ao número de 4.171, entre plantas frutíferas, ornamentais, medicinais e arbóreas, em ações semanais realizadas em bairros e zonas distintas da cidade.

Outro destaque é referente à campanha em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Para este ano, a Prefeitura de Manaus está intensificando as ações por meio das campanhas de combate às queimadas urbanas, conforme explicou o diretor administrativo da Semmasclima, Itamar Mar, que divulgou a campanha ‘Junho Verde’ e ‘Manaus Sem Fumaça’.

O objetivo das campanhas é intensificar o trabalho de preservação do meio ambiente, evitando as queimadas urbanas, que são danosas à saúde da população.

Durante todo o mês, ocorrerá a distribuição de mudas de plantas, realização de palestras em escolas e blitz em locais de grande movimentação. Segundo o diretor, em 2023, a campanha sensibilizou, aproximadamente, 16 mil pessoas por meio das ações educativas. Agora, a meta é aumentar o número de pessoas sensibilizadas no combate às queimadas urbanas.

 

LEIA MAIS: