Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Notícias

Em um mês, AM registra aumento de 43% no número de assassinatos

Em um mês, AM registra aumento de 43% no número de assassinatos

Um mês após o governo de Amazonino Mendes (PDT) assinar um contrato milionário com uma empresa americana, para prestar consultoria na área de Segurança Pública, o número de homicídios no Amazonas aumentou 43%. Os dados disponíveis no portal da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) mostram que, em maio deste ano, foram registrados 72 mortes contra 103, em junho. No acumulado do ano, a secretaria registrou 437 homicídios.

Leia mais

Prefeito diz que Amazonas não pode esperar quatro anos por resultados na Segurança 

‘Amazonino pagou para saber o óbvio’, afirmam deputados

Governo antecipa repasse à consultoria e ALE cobra investigação

Os dados de julho relativos a homicídios  ainda não foram disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública, mas a onda de crimes violentos continua na capital e no interior do Estado. Só nesta semana, dois corpos foram encontrados pela polícia, esquartejados, em locais diferentes da capital. Um deles no bairro Grande Vitória e o outro no São José II, ambos na zona Leste.

As vítimas tinham as assinaturas de facções rivais, que atuam no tráfico de drogas no Estado: CV (Comando Vermelho) e FDN (Família do Norte), respectivamente. As mortes estão sendo investigadas pela polícia.

Sem licitação

O governo de Amazonino Mendes contratou, sem licitação, em maio deste ano, a empresa Giuliani Security & Safety, do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, para prestar consultoria sobre segurança pública, com foco na redução da criminalidade no Estado. O valor ultrapassou os R$ 5,6 milhões.

Assinado pelo chefe da Casa Civil, Arthur César Zahluth Lins, e pelo chefe da Consultoria Técnico-Legislativa, Lourenço dos Santos Pereira Braga Júnior, o contrato foi publicado dia 4 de maio, no Diário Oficial do Estado. A Portaria nº 021/2018 estabeleceu que os serviços de consultoria “visam identificar medidas que tornem mais eficientes a repressão à criminalidade e desenvolvimento de todos os ramos envolvidos na persecução penal no âmbito do Estado do Amazonas”.

Investigação

O contrato com a Giuliani Security & Safety está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM), por suspeita de irregularidades na dispensa da licitação. O inquérito foi instaurado após o deputado estadual Sabbá Reis (PR), protocolar requerimento solicitando a apuração de suspeita de irregularidades. Até agora, a empresa recebeu do Estado R$2.176.885, conforme o portal da Transparência. O Portal Amazonas1 enviou e-mail à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) solicitando nota, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

A reportagem tentou contato com o governo do Estado para comentar o aumento de estatísticas de assassinatos, mas não obteve retorno