Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Notícias

Gratuidade para registro voluntário de paternidade é aprovado na ALE

Projeto de Lei garante isenção do pagamento de taxa cobrada pelos cartórios para inclusão do nome do pai após certidão de nascimento emitida

Gratuidade para registro voluntário de paternidade é aprovado na ALE

Foi aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 108/2019 que garante gratuidade a inclusão do voluntário de paternidade após a certidão de nascimento emitida, sem as taxas cobradas dos ofícios de registro civil no Estado do Amazonas. A votação ocorreu na manhã de hoje, 12, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

A PL vai beneficiar principalmente as mães que precisarem da certidão de nascimento da criança, sem o nome do pai. A proposta seguirá para a sanção do governador Wilson Lima (PSC). Caso seja sancionada, os cartórios terão o prazo de 60 dias para se adequar à nova legislação, sem cobrar os custos. O projeto é de autoria do deputado Roberto Cidade (PV).

“A gente sabe que algumas vezes as mães precisam registrar a criança, de forma urgente, e diante disso, muitas vezes o registro é feito sem o nome do genitor. Após isso, para a inclusão do nome do genitor, o custo aumenta substancialmente. Nosso Projeto quer garantir a gratuidade desse documento, entendendo que se o registro é gratuito a averbação também deve ser”, disse Roberto Cidade.

 

(*) Com informações da assessoria