Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Petistas chamam David de ‘golpista’ e seguranças do deputado reagem

Petistas chamam David de ‘golpista’ e seguranças do deputado reagem

Uma corrente do Partido dos Trabalhadores (PT), no Amazonas, protestou contra a candidatura ao governo do Estado, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado David Almeida (PSB), na manhã deste domingo, 5, durante a convenção da sigla que confirmou a adesão da legenda ao socialista, na sede do  Sindicato dos Metalúrgicos,  no bairro Praça 14, na zona Centro-Sul da cidade.

David Almeida discursa para petistas e tenta acalmar os ânimos (Rarimar Portela)

Segundo relatos  passados ao Portal Amazonas1, os petistas chamaram David Almeida, assessores e correligionários de “golpistas” em alusão ao posicionamento do PSB e PSD nacional na votação do Congresso, que tirou a presidente Dilma Rousseff (PT) do cargo, em agosto de 2016.  David está socialista, mas no ano passado era filiado ao PSD. A maioria dos parlamentares do PSB e PSD votou pela destituição da presidente.

Outro motivo que levou parte dos membros dos Partidos dos Trabalhadores a ser contra David Almeida e seu grupo é a inclinação deles em apoiar a candidatura a presidente do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Até o momento, o presidente da ALE não definiu publicamente o voto para o Palácio do Planalto.

Durante o protesto dos membros do Partido dos Trabalhadores, os seguranças de David Almeida tentaram passar à força entre os manifestantes, gerando confusão no local. Teve “quebra-quebra” e agressões, conforme informado por testemunhas.

Filiados lotam o Sindicato dos Metalúrgicos na convenção do PT (Rarimar Portela)

Correligionários de David Almeida revidaram os gritos de protesto dos petistas e houve troca de socos e pontapés. A confusão terminou com barracas de vendedores ambulantes quebradas e militantes do PT e PSB feridos.

Adesão confirmada

Apesar da resistência de parte do PT, o partido decidiu coligar com David Almeida na chapa ao governo do Amazonas. O presidente estadual da legenda, deputado Sinésio Campos, disse que vai informar o nome do vice para compor com o deputado nesta segunda-feira, 6.

O presidente da ALE quer como parceiro de chapa o ex-deputado federal Francisco Praciano, mas o próprio ex-parlamentar disse que prefere disputar uma das duas vagas ao Senado.  Entre os filiados do PSB, comenta-se que nem David nem os dirigentes da legenda apostam na eleição de Praciano para o Senado e entendem que ele agrega mais como candidato a vice.