Os moradores do município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus, recebem a partir desta quarta-feira (17) consultas oftalmológicas gratuitas através do programa “Amazonas Saúde Itinerante”, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). A ação segue até esta sexta-feira (19).
Segundo a coordenadora do programa, Carmelita Alves, idosos e crianças com idade entre 6 e 14 anos terão prioridade no atendimento. O projeto tem o apoio da administração municipal, que cedeu um espaço na sede da Secretaria Municipal de Saúde para a realização das consultas.
Criado em 2006, o programa “Amazonas Saúde Itinerante” permite que moradores do interior tenham acesso a serviços de saúde que ainda não chegaram a todos os municípios.
“As ações são importantes porque permitem que as pessoas consigam tratamento no próprio município, evitando o difícil deslocamento para Manaus em busca de um especialista”, afirma Carmelita.
No caso do atendimento oftalmológico, os pacientes que receberem a indicação do uso de óculos, o equipamento será ofertado gratuitamente. Em 2017, o programa já realizou 1.779 consultas oftalmológicas e entregou 1.146 óculos. Os atendimentos foram realizados nos municípios de Eirunepé, Envira, Manacapuru e Rio Preto da Eva.
Nos três dias, o atendimento em Novo Airão iniciará a partir das 8h. Segundo a coordenadora do programa, a secretaria de saúde do município possui um levantamento prévio dos pacientes que necessitam das consultas. Os demais interessados devem procurar informações no órgão municipal.
O “Amazonas Saúde Itinerante” é composto por cinco eixos: Cirurgias Gerais e Ginecológicas, Cirurgias de Cataratas, Consulta de Oftalmologia com Óculos, Cirurgia de Lábio Leporino e Barco PAI – Pronto Atendimento Itinerante.
Nesse momento, explica Carmelita, os municípios estão recebendo as ações do eixo “Consulta de Oftalmologia com Óculos”.
Como funciona
O eixo “Consulta de Oftalmologia com Óculos” funciona da seguinte maneira:
1 – Após contato com a secretaria municipal de Saúde, a Susam envia um oftalmologista ao município.
2 – Os pacientes atendidos nas ações são selecionados por meio de um acompanhamento previamente realizado pela própria secretaria do município.
3 – Os pacientes com indicação de óculos após a consulta têm suas receitas enviadas para Manaus, onde o equipamento é produzido.
4 – Com os óculos prontos, a Susam os envia para o município, que faz a entrega aos pacientes.
Fonte: Secom
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.