Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Novo decreto do Governo do Amazonas amplia toque de recolher para 24h

O decreto tem vigência de 10 dias e passará a valer a partir de segunda-feira

Novo decreto do Governo do Amazonas amplia toque de recolher para 24h

Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou durante a tarde deste sábado (23) em coletiva on-line, a abertura de um novo decreto sob recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGR-AM). O decreto estabelece a restrição e isolamento de 24 horas da população nas ruas, porém, não tira o direito da população ir a mercados e drogarias.

Leia mais: Governo do AM desmente boatos sobre fechamento de supermercados

Segundo o governador, passam a valer, a partir de segunda-feira, novas medidas de restrição e horários de funcionamento para o comércio, como por exemplo, o funcionamento das 06h00 às 19h00 para mercados e supermercados. A ida da população a esses locais fica reservada apenas a um integrante familiar. Feiras funcionarão apenas de 04h00 às 08h00 da manhã.

Restaurantes, padarias e bares com setores de alimentação funcionarão apenas como delivery.

Além dos novos horários para supermercados e feiras, fica fixo, também, a carga horária de 12 horas para indústrias em todo o Amazonas, exceto para aquelas que atendem demandas em serviços de alimentação e farmácias. Estabelecimentos voltados para a saúde como farmácias e drogarias funcionarão 24 horas, clínicas de saúde também permanecerão abertas.

Neste decreto, também fica restrito o fluxo da população nas ruas, por 24 horas, exceto em caso de extrema necessidade, quando for necessário ir a uma drogaria, clínica ou supermercado. Apesar da restrição, o governador reafirma que ainda não é um lockdown.

“Diante desse cenário que nós temos e com a recomendação que recebemos ontem, da Procuradoria Geral, o Estado deve aplicar medidas mais restritivas. Diante disso, nós vamos baixar mais um decreto que estabelece medidas mais rígidas e eu antecipo: não haverá lockdown!”, declarou em coletiva.

A publicação do decreto no Diário Oficial do Estado será feita entre este sábado e domingo, segundo o governador.