Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Novo presidente do TCE promete até drone em obras

Novo presidente do TCE promete até drone em obras

(Carlos Bolívar / Amazonas1)

Eleito o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Mário de Mello revelou à coluna que vai usar drone para fiscalizar obras dos municípios no interior, além de outros equipamentos tecnológicos para aperfeiçoar o controle externo da Corte.

A declaração veio em resposta à pergunta sobre o desafio dos auditores do tribunal na inspeção dos serviços públicos realizados pelos prefeitos. A qualidade do material usado na recuperação das ruas dos municípios, também, está no alvo de Mário de Melo, que prometeu ainda obter um equipamento semelhante ao usado pelo Tribunal de Contas do estado da Paraíba para medir a espessura do asfalto.

Outra meta do novo presidente do TCE é o cumprimento da Lei da Transparência (Lei Complementar 131) pelos gestores públicos, que obriga a União, os estados e os municípios a divulgarem seus gastos na Internet em tempo real. Hoje, só 10 das 62 prefeituras aplicam a legislação, segundo um levantamento do Ministério Público de Contas (MPC), abrindo brechas para as arbitrariedades com dinheiro público.

Avanços na tramitação

Questionado se usaria alguma estratégia para acelerar o julgamento de processos dos gestores que devem disputar as eleições 2020, Mário de Mello elogiou a antecessora, Yara Lins. “Ela conseguiu fazer que o TCE julgasse as contas de 2012 para cá, o que é um avanço”.

 

Estigma eleitoral

O vereador Ronaldo Tabosa (sem partido) parece não ter sorte mesmo com o mandato. Há três eleições, ele vem tendo o mandato cassado, apesar da vitória nas urnas. Nesta terça-feira, 15, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez o parlamentar perder o mandato por infidelidade partidária.

Votação perdida

Após deixar o Progressistas (antigo PP), a legenda havia ingressado com um pedido de cassação contra Tabosa e quer que o filiado Marisson Roger fique com a suplência deixada pelo deputado estadual Álvaro Campelo. Roger teve 737 votos nas eleições de 2016 e Tabosa, 6.945 votos.

Nova esquerdista

Apesar da resistência interna do PDT, a vereadora Glória Carrate foi anunciada, nesta terça-feira, 15, como a nova filiada do PDT. “A vereadora Glória Carratte tem uma história de luta que comunga com os ideais trabalhistas do nosso partido”, disse Diego Afonso, líder da legenda na CMM.

Medo de represália

A baixa adesão dos professores ao protesto realizado nesta terça-feira, 15, em frente à sede do governo contra a mudança no calendário salarial do Estado foi justificada com o medo de represálias. Do universo de mais de 10 mil professores em Manaus, cerca de 50 foram à manifestação.

Nomeação de aprovados

Uma comissão de aprovados no concurso de 2018 da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), acompanhados dos deputados estaduais, Álvaro Campelo (Progressistas) e Wilker Barreto (Podemos), receberam do secretário adjunto de Educação, Luiz Fabian, a promessa da nomeação dos concursados da Seduc de 2018 para o ano letivo de 2020.

Bolsa para servidores

Um benefício concedido pela Prefeitura de Manaus a alunos de baixa renda, o programa Bolsa Universidade entrou na pauta da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 15, com um projeto de lei do vereador Elias Emanuel (PSDB). Ele quer destinar 10% das bolsas aos funcionários municipais.

Banco homenageado

O Banco da Amazônia recebeu, nesta terça-feira, 15, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), por conta das comemorações de 30 anos de instituição e execução do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A iniciativa foi do deputado Adjuto Afonso (PDT).

Fux na ALE

A ALE, também, fará uma homenagem ao ministro Luiz Fux, nesta sexta-feira. Ele receberá o título de Cidadão do Amazonas proposto pelo presidente da Casa, Josué Neto.

Garimpando recursos

O vice-governador Carlos Almeida (PRTB) visitou o Congresso em busca de recursos para dois projetos: Polo Digital e construção de casas populares. Foi recebido pelos senadores Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas