Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Covid: ‘Não podemos proteger ninguém que falhou’

Em meio a muita polêmica a CPI está instalada e promete jogar luz nos desmandos da pandemia no Brasil.

Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Covid: ‘Não podemos proteger ninguém que falhou’

Foto: Agência Senado

BRASÍLIA, DF – Após duas horas de debates, queda de liminar e troca de farpas, os 11 senadores votaram e elegeram Omar Aziz (PSD) com 8 votos como presidente da CPI da Covid para investigar as ações do governo Federal, estaduais e municipais durante a pandemia. O senador Randolfe Rodrigues (Rede) foi eleito vice-presidente e Renan Calheiros, sob protesto dos governadores, foi escolhido relator da Comissão.  O senador Eduardo Girão (Podemos), teve 3 votos.  “Vamos fazer um trabalho transparente e técnico. Existe uma pressão muito grande por decisões equilibradas e coerentes para ajudar o Brasil na questão da pandemia. Não para discutir questão políticas em cima de 400 mil mortos.”

A voz discordante dentro da CPI falou em defesa do Governo Federal e pediu publicamente para que Renan abrisse mão da relatoria por ser pai do governador de Alagoas. “Existe um direcionamento e isso não é justo. Temos pré-julgamentos de colegas da comissão de quem é culpado e quem é inocente.”

Durante a reunião de instalação,  o senador Flavio Bolsonaro ironizou Eduardo Braga e disse que ele nomeou membros da CPI por conta própria, sendo rebatido por Braga com um parabéns por usar máscara. Na reunião Braga anunciou ao microfone a queda da liminar que impedia Calheiros de ser o relator, enquanto as falas se sucediam em defesa e em ataques contra o governo Bolsonaro. “Não podemos proteger ninguém que falhou”, resumiu Omar.