Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Mundo

Organização Mundial da Saúde tira transexualidade da sua lista de doenças

Organização Mundial da Saúde tira transexualidade da sua lista de doenças

(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde divulgou na segunda-feira (18), a 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID), no qual retira oficialmente as identidades transexuais e travestis da sua lista de transtornos mentais. 

(Foto: Reprodução)

De acordo com a organização, a transexualidade ainda está presente na CID, mas agora em uma nova categoria, denominada “saúde sexual”. A decisão é histórica, uma vez que a entidade considerava pessoas trans “equivalentes” a pedófilos e cleptomaníacos. Isso esvazia justificativas de quem se propunha a curá-la ou a tratá-la, num desrespeito à diversidade sexual dos seres humanos.

A homossexualidade também era considerada como um transtorno psicológico desde 1973, sendo retirada apenas em 1990. Passaram-se 28 anos para a OMS ter a mesma atitude em relação à população trans.

 Mapa da condição humana

A CID-11, segundo a OMS, “mapeia a condição humana do nascimento à morte: qualquer ferimento ou doença que encontramos na vida – e qualquer coisa que pode nos levar à morte – está codificada”.

A nova edição da CID foi anunciada em 2000 e “atualizada para o século 21”, segundo a OMS, para “refletir avanços críticas na ciência e na medicina”, além de poder ser integrada com aplicações eletrônicas de saúde e sistemas informatizados. Além disso, a agência de saúde da ONU afirmou que a nova versão é mais fácil de ser implementada, principalmente em locais com poucos recursos.

Ela deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022.

*Informações retiradas do G1