Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Opinião

Augusto Bernardo

Oswaldo Lopes, Cidadão do Amazonas

Além do título, Oswaldo Lopes acumulou ao longo de sua carreira diversas honrarias e reconhecimentos, como medalhas, comendas, certificados e diplomas, que destacam sua contribuição em diversas áreas ao AM.

Oswaldo Lopes, Cidadão do Amazonas

(Foto: Reprodução/Instagram - Oswaldo Lopes)

*Augusto Bernardo Cecílio

O dia 11 de agosto de 2023 ficará marcado eternamente no coração do jornalista Oswaldo Jodas Lopes Filho, data em que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu a ele o título de Cidadão Amazonense, cuja iniciativa partiu do deputado estadual João Luiz (Republicanos) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, por meio do Projeto de Lei nº 523/2023, sancionado como Lei Ordinária nº 6.333, em 28 de julho de 2023, pelo Governo do Amazonas.

A honraria é concedida às pessoas que não nasceram no estado, mas que prestaram relevantes serviços à população amazonense. E Oswaldo tem esse perfil e continua a emprestar o seu talento e a sua vida para trabalhar em prol da sociedade amazonense. Além disso, o homenageado vive na Amazônia há mais de cinco décadas com um trabalho que impulsiona o desenvolvimento da região por meio da comunicação pública.

Natural de Mirassol, no estado de São Paulo, Oswaldo Lopes ocupa o cargo de Diretor-Presidente do Sistema Encontro das Águas desde 2019. Antes disso, ele já havia ocupado o mesmo cargo, no período de 1993 a 1995, na antiga TV Cultura do Amazonas (Funtec).

A trajetória do empresário e comunicador inclui experiências como a criação do Portal AmazonPlay TV Digital, de 2015 a 2018, além de diretor de Relações Institucionais do Jornal do Commercio, de 2015 a 2018, e sócio da empresa O.J. Lopes Incorporadora de 1996 a 2018.

A história de Oswaldo na Região Norte começou na década de 70, quando chegou a Roraima para trabalhar com a construção civil. Em 1981, já estava em Manaus, atuando na área de publicidade. Passou por diversas emissoras de televisão, incluindo A Crítica e TV Rio Negro, até ser convidado pelo então governador Gilberto Mestrinho para liderar a Funtec, que posteriormente se tornou o Grupo de Mídias Encontro das Águas.

Além do título de Cidadão Amazonense, Oswaldo Lopes acumulou ao longo de sua carreira diversas honrarias e reconhecimentos, como medalhas, comendas, certificados e diplomas, que destacam sua contribuição em diversas áreas e a dedicação pelo desenvolvimento cultural e social do Amazonas e de outras regiões do Brasil, dentre elas as Medalhas do Exército Brasileiro, Imperador Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Cândido Mariano, Tiradentes, ambas da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Cinquentenário das Forças da Paz do Brasil, concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU, Governador Pedro Toledo, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dentre vários diplomas de honra e reconhecimento.

Em evento recente o jornalista Oswaldo também recebeu a Medalha Ruy Araújo, a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual. A Medalha foi instituída em 1981 e, deste então, homenageia personalidades como reconhecimento por feitos políticos, jurídicos ou culturais realizados em prol da sociedade amazonense.

Por fim, nada como aproveitar a oportunidade para reconhecer e agradecer ao deputado João Luiz, alguém que, no decorrer do seu mandato parlamentar, se preocupa em prestar uma justa homenagem a quem dedica a sua vida em prol do nosso Amazonas.

(*) Auditor fiscal e professor

As opiniões e comentários emitidos pelos comentaristas e entrevistados não refletem necessariamente a opinião do Portal AM1.

LEIA MAIS:

Constrangimento em aeroportos

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Portal AM1.