Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Paciente da FCecon terá que pagar por exames particulares, diz filha

Paciente da FCecon terá que pagar por exames particulares, diz filha

Sofrendo de câncer de mama e com suspeita de estar com outros órgãos sendo comprometidos, uma paciente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) terá que pagar por exames particulares, de acordo com a filha, Luna Simas. A paciente precisa realizar os exames de cintilografia óssea, ressonância do abdômen e tomografia do abdômen.

“A informação que recebemos era que as máquinas estavam com defeito”, afirmou a filha, que também afirmou que a mãe vem sofrendo com o atendimento prestado pela médica Maria Auxiliadora Rebelo. “Minha mãe já saiu chorando do hospital depois de ser atendida por ela”, afirmou.

De acordo com a filha, passado o tratamento inicial contra o câncer de mama, a mãe começou a se queixar de problemas como cansaço e dores na região do fígado. “A médica não fez nada. Sempre foi muito grosseira e não passava exames. Hoje minha mãe não consegue se alimentar direito e outro médico disse que o câncer pode ter afetado o fígado”, disse.

A família pediu à direção da FCecon a troca da médica, o que foi negado pela instituição. “Nós fizemos esse pedido duas vezes, mas eles dizem que só receberam um pedido”, explicou.

Em nota, a direção da Fundação informou que negou o pedido para a troca da médica, em 2017, “em função da reorganização de fluxo que ocorria no Serviço de Oncologia Clínica da instituição”.

“Na última quarta-feira, 14, a filha da paciente em questão procurou a diretoria do hospital e foi orientada a realizar um novo pedido para uma nova avaliação, o que não foi feito até o momento”, diz a nota.

Sobre os exames, a direção da FCecon informou que oferta a tomografia e que o agendamento é feito diariamente, de forma prévia, no Serviço de Imagenologia.” Os outros dois exames não são ofertados pela Fundação, mas os agendamentos para atendimentos na rede pública de assistência são feitos no setor de Imagenologia, via Sistema de Regulação (Sisreg), para a realização de forma gratuita”.