Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Pacientes com câncer de mama são transferidas para o Rio de Janeiro

As pacientes embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 10h30. A medida é uma parceria do Governo do Estado, Governo Federal e Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Pacientes com câncer de mama são transferidas para o Rio de Janeiro

Para oito mulheres amazonenses, a tristeza de receber o diagnóstico de um câncer de mama foi substituída por um sentimento diferente: a garantia de um tratamento rápido e seguro. Depositar a esperança neste grupo é uma iniciativa do Governo do Amazonas, que transferiu, nesta terça-feira (09), mais pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) para realização de cirurgias no Rio de Janeiro.

O grupo de mulheres, com idades de 30 a 60 anos, é acompanhado pela FCecon. Todas necessitam da cirurgia de mastectomia (remoção de mama) para iniciar o tratamento da doença, entretanto, devido à pandemia da Covid-19, o procedimento poderia atrasar caso fosse feito no Amazonas.

As pacientes embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 10h30. A medida é uma parceria do Governo do Estado, Governo Federal e Instituto Nacional de Câncer (Inca), local onde as mulheres serão operadas.

Conforme explicou a chefe de Mastologia da FCecon, Hilka Espírito Santo, as pacientes oncológicas têm quadro estável e testaram negativo para a Covid-19. O tempo de permanência no Inca deve ser de uma semana, para em seguida retornarem à capital e continuarem o tratamento.

“Quando se fala em câncer, se fala em tempo. Por conta da pandemia, como as cirurgias foram suspensas, isso ia retardar o início do tratamento delas. Esse foi um mecanismo feito para tentar minimizar esse atraso que elas estão tendo. É um esforço do Governo do Estado, que identificou que os pacientes oncológicos devem ter prioridade no tratamento e nós estamos enviando por isso”, explicou Hilka.

Segundo grupo

As oito amazonenses formam o segundo grupo de pacientes oncológicos enviados para cirurgia no Rio de Janeiro. No dia 29 de janeiro, oito mulheres embarcaram para a capital fluminense a fim de passarem pela cirurgia de mastectomia. A volta está prevista para esta quarta-feira (10/02).

A gerente de Hospitais e Fundações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fabiana Maciel, reforçou a importância das transferências intermediadas pelo Governo do Amazonas.

“O governo, muito sensível a todas as causas e preocupado em dar maior qualidade de atendimento para todo o tipo de paciente, viabilizou esse translado dessas pacientes, para instituições que possam dar continuidade no tratamento, tanto ida quanto também da volta, da mesma forma, confortável e principalmente segura”.

 

*Com informações da assessoria