Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Pais são presos após bebê chorar até a morte em meio a denúncia de maus tratos

Pais são presos após bebê chorar até a morte em meio a denúncia de maus tratos

Um bebê  de apenas 4 meses, filho de um casal denunciado por maus tratos na última sexta-feira (13), morreu nesta quarta-feira (18) na casa da família, Teresina, Piauí. O casal já tem histórico de negligência com as crianças, que chegaram a ser encaminhadas para um abrigo meses atrás.

Os pais da criança foram encaminhados para a Central de Flagrantes e devem ficar detidos até que seja concluído o trabalho da perícia.

Na última sexta-feira, o Conselho Tutelar constatou que as crianças eram mantidas em meio ao lixo, garrafas de bebida alcoólicas e sem os cuidados básicos por parte dos pais, que moram no bairro Torquato Neto, zona sul de Teresina.

Vizinhos relatam que durante a manhã desta quarta-feira ouviram o choro do bebê e a suspeita, segundo a Polícia Militar, é de que a criança tenha morrido engasgada no próprio choro em um dos quartos da casa. Quando a polícia chegou o corpo da criança já estava no sofá da sala. A mãe teria saído para comprar drogas, segundo o relato da Policial Militar .

“A gente já tinha recebido a informação de um corpo e ao chegar próximo a vizinha nos abordou. Disse que a criança morreu em uma cama e nós chegamos aqui o corpo estava em cima do sofá. Já foi removido do local e segundo informações a mãe tinha saído pra comprar drogas. Você vê pelo estado da casa, as condições insalubres, o banheiro é uma fedentina, a casa não tem nenhum móvel, as crianças todas maltratadas. Eles estão sendo recolhidos para a Central de Flagrantes”, disse um policial que atendeu a ocorrência.

Os vizinhos relatam que era comum os pais deixarem as crianças sozinhas em casa e saírem durante o dia e a noite. O consumo de álcool e drogas na casa era constante, bem como a falta de limpeza dos cômodos.

ENTENDA O CASO

Duas crianças, uma de 4 meses e outra de 2 anos foram flagradas em  meio ao lixo, sujeira e garrafas de bebida alcoólicas em uma casa no residencial em Teresina, Piauí. O conselho tutelar foi acionado para apurar a denúncia de maus tratos com crianças e ao chegar no local se deparou com a cena lamentável de negligência. 

O caso não é novo para os conselheiros, já que anos atrás o casal, que é usuário de drogas, passou por tratamento e as crianças foram encaminhadas para um abrigo, mas acabaram retornando ao poder dos pais.

Os vizinhos relatam que a negligência é recorrente e as crianças passam por situações extremas, como o contato com o lixo e serem obrigadas a pedir fraldas nas casas de vizinhos. Hoje o casal mora em uma casa invadida, já que a mãe das crianças vendeu o apartamento que conseguiu por meio de um programa social do governo.

“No início desse ano já recebemos denúncias desse caso, mas agora parece que tiveram recaída”, disse a conselheira Maria do Carmo.

A estudante Amanda Soares, morava no apartamento vizinho ao do casal no mesmo bairro, relata que em diversas situações a criança de 2 anos chegava pedindo banho e comida para ela e para o irmão, bebê de 4 meses. Em uma ocasião, o bebê chegou quase desmaiando de fome.

“Eu mesmo lá em casa e outros vizinhos compramos mamadeiras e comidas de bebê para dar pra eles quando fossem até lá em casa. Falta amor e cuidado com essas crianças e o que a gente pede é que a justiça faça alguma coisa”, revelou a estudante.

Com a chegada dos conselheiros em casa, a mãe tentou maquiar a situação limpando a casa e vestindo as crianças. Porém as muitas garrafas de bebidas alcoólicas na frente da casa evidenciavam o que diziam os vizinhos.

“Eles brigam muito, no apartamento que eles moraram era tudo quebrado das brigas. Aqui eles ficam até tarde com as crianças nos braços usando drogas e bebendo”, relatou um vizinho que preferiu não se identificar.

*Informações retiradas do CidadeVerde