Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Mundo

Papa Francisco é impedido de viajar por apresentar saúde debilitada

Francisco tinha programado estar presente no Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.

Papa Francisco é impedido de viajar por apresentar saúde debilitada

Papa Francisco (Foto: Reprodução)

O papa Francisco foi proibido de visitar Moscou e Kiev ou participar de reuniões religiosas no Cazaquistão entre os dias 13 e 15 de setembro. A recomendação médica veio após o pontífice apresentar piora no problema no joelho.

“Agora não posso ir porque depois da viagem ao Canadá houve um pequeno contratempo com a recuperação do joelho e o médico proibiu, dizendo: para o Cazaquistão você não pode viajar”, relatou o Papa.

Leia mais: Papa Francisco passa por cirurgia e reage bem a procedimento

RETROSPECTO MÉDICO DO PAPA

O papa Francisco foi internado em julho de 2022 para uma cirurgia intestinal programada, disse o Vaticano. Essa foi a primeira vez do pontífice no hospital desde sua eleição em 2013.

Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon, uma condição em que bolsas em forma de saco se projetam da camada muscular do cólon, fazendo com que se torne estreito. Além de causar dor, a condição pode causar distensão abdominal, inflamação e dificuldade para evacuar.

Em junho de 2022, as suspeitas de que os joelhos do Papa Francisco estavam debilitados, começaram a aparecer quando o Vaticano cancelou a missa de Corpus Christi. o motivo teria sido as dores no joelho direito do Santo Padre.

“Devido às limitações impostas ao Papa pela gonalgia (dor no joelho) e pelas necessidades litúrgicas específicas da celebração, não será celebrada a Santa Missa e a procissão com a benção Eucarística da festa de Corpus Christi”, indicou, à época, o comunicado emitido pela cúpula da Igreja Católica.