Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Notícias

Para Folha, Rodrigo Maia diz que ‘ZFM não pode acabar’

Entusiasta deste modelo econômico, presidente da Câmara dos Deputados defende que a questão seja resolvida na reforma tributária.

Para Folha, Rodrigo Maia diz que ‘ZFM não pode acabar’

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) defende que a reforma tributária resolva a questão da Zona Franca (Foto: Agência Câmara)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, na edição de sábado (13), que a Zona Franca de Manaus (ZFM) “não pode acabar”. Entusiasta do modelo econômico da Amazônia Ocidental, o parlamentar defende que as lacunas e as polêmicas em torno do tema sejam equacionados com a reforma tributária, o novo desafio da Câmara neste segundo semestre.

Na entrevista, Maia enfatizou uma das propostas que é a criação de um imposto único, que está sendo chamado de “Imposto de Valor Agregado” (IVA), que não está sendo tão aceito por alguns Estados e cita a questão da Zona Franca, que calibrando bem no debate da reforma, o assunto se ajusta. “Não dá para acabar com a Zona Franca”, afirmou.

Para analisar as propostas já apresentadas para um novo código tributário brasileiro, a casa legislativa instalou na semana passada uma comissão especial que vai analisar a PEC 045/19, que trata a reforma tributária. Nesse colegiado, inclusive, o Amazonas está representado por três deputados federais: Sidney Leite (PSD), como vice-presidente e Bosco Saraiva (Solidariedade) e José Ricardo (PT), como membros.

(*) Com informações da Folha de São Paulo