Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Para garantir governabilidade, Lula deve entregar três ministérios ao PSD e União Brasil

O presidente eleito recebeu a garantia de que esse ‘’mapeamento’’ ministerial vai assegurar votos no Senado e Câmara

Para garantir governabilidade, Lula deve entregar três ministérios ao PSD e União Brasil

(Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil)

BRASÍLIA – Nessa quarta-feira (28), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que entregará três ministérios ao União Brasil e três ministérios ao PSD. Na tentativa de garantir a ‘’governabilidade’’, pensando no apoio em votações de projetos no Congresso.

Para o PSD, estão previstos: Ministério da Agricultura, que deve ficar com o senador Carlos Fávaro (MT); Ministério de Minas e Energia, no qual está cotado o senador Alexandre Silveira (MG); e o Ministério da Pesca e Agricultura, que deve contemplar a bancada do PSD na Câmara e ser comandado pelo deputado André de Paula (PE).

Leia mais: Lula anuncia mais 16 ministros da futura gestão; veja a lista completa

Para o União Brasil, serão entregue as pastas de Integração, Desenvolvimento Regional e Turismo. Inicialmente, o primeiro nome cotado era o deputado e líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA).

A indicação, no entanto, sofre resistência do PT baiano – o que indica que Lula deverá resolver em breve. Sendo assim, entraram no páreo nomes como do Senador Davi Alcolumbre (AP) e a deputada Dorinha (TO).

Para o Turismo, o indicado é Juscelino Filho (MA). Para as comunicações, Paulo Azi (BA). O presidente eleito recebeu a garantia de que esse ‘’mapeamento’’ ministerial garantia votos no Senado e Câmara.

(*) Com informações do G1