Brasília (DF) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 4, que o G20 sob a presidência brasileira foi um “sucesso muito grande”, sendo a “prova” disso o fato de a África do Sul, que irá presidir o fórum na sequência, ter praticamente incorporado a agenda atual.
“Depois de três anos sem comunicados, os comunicados foram todos assinados pelos ministros, tanto os chanceleres quanto os ministros da Fazenda. E a maior prova disso é que a África do Sul praticamente incorporou a sua agenda da presidência no ano que vem, publicamente. Seguir a agenda com o Brasil e acrescentar um toque sul-africano, mas foi muito bem”, avaliou.
Haddad falou com a imprensa após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o G20.
A cúpula que reunirá os líderes dos países que formam o grupo será em novembro, no Rio de Janeiro. Haddad voltará a se reunir com Lula ainda nesta segunda-feira, mas para tratar do pacote de corte de gastos.
“O presidente tinha reservado a manhã para as reuniões a respeito do G20, então agora ele tem alguns telefonemas internacionais e aí ele vai me chamar. Depois da reunião com ele eu vou falar com vocês”, afirmou o ministro.
(*) Com informações do Estadão Conteúdo
LEIA MAIS:
- G20: ministros da Saúde aprovam declarações e coalizão por inovação
- Países do G20 defendem cuidados com uso de IA na educação
- Ministros do G20 debatem soluções integradas para desafios da saúde
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.