Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Para Sinésio, dívida bilionária da Amazonas Energia recai sobre o povo

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada neste domingo (17). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Para Sinésio, dívida bilionária da Amazonas Energia recai sobre o povo

No fim, é o povo que paga as contas

Depois de conseguir a proibição dos medidores aéreos de energia elétrica, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) tem engrossado o coro e enfatizado que a Amazonas Energia acumula R$ 9 bilhões em dívidas.

Para o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, a privatização não é o melhor caminho e as dívidas da empresa recaem sobre o povo, com aumento no valor das contas de energia. Por isso, o deputado agora promete ir a Brasília para tratar pessoalmente com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a concessionária.

Enfim, cidadão amazonense

A espera acabou, senhores. O senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD), vai receber, nesta segunda-feira (18), o título de Cidadão do Amazonas. A honraria foi proposta pelo deputado João Luiz (Republicanos) e será entregue no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Mais que apto

Diferente de alguns títulos entregues a quem nada ou pouco colaborou para o Amazonas [prefiro até não citar nomes, para não ganhar ainda mais simpatizantes], desta vez, há alguém que fez por onde merecer a condecoração: foi vereador, deputado estadual, vice-prefeito, vice-governador, governador e senador reeleito. Paulistano, Omar conquistou seu primeiro mandato político em 1992, quando foi o vereador mais votado daquele pleito.

Matar a saudade

A homenagem ao marido é um momento oportuno para a ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) retornar à Aleam pela porta da frente após uma passagem, quase que despercebida pela Casa Legislativa. E ela está empolgada, inclusive, compartilhou em suas redes sociais a homenagem que vem sendo preparada para o companheiro.

Maior parte ausente

Isso porque era difícil, ou quase impossível, encontrar pessoalmente com a ex-parlamentar durante o seu mandato de suplente. Nejmi passou boa parte em casa, trabalhando home office, e foi muito criticada por não aparecer em frente à webcam durante as sessões híbridas do Legislativo.

Dificuldades

O senador Eduardo Braga (MDB) tem enfrentado dificuldades para se locomover até audiências e reuniões no Congresso Nacional. Isso porque, há 20 dias, o parlamentar se acidentou ao desembarcar de uma aeronave em um voo de Brasília a São Paulo, onde participou de um evento sobre reforma tributária.

Na época, a assessoria do político informou que ele estava sendo acompanhado por um fisioterapeuta e não havia motivos para se preocupar. Mas, passados todos esses dias, o senador continua se locomovendo com o auxílio de uma cadeira de rodas, do tipo elétrica, e bengala. Mesmo diante das dificuldades, ele não tem faltado aos compromissos políticos.

Mais um pra quê?

O deputado federal Fausto Jr. (UB), que tem perfil conservador e uma atuação em defesa das causas da família, demonstra ser um crítico ferrenho a famílias formadas por dois pais e uma mãe, ou duas mães e um pai. Para ele, esse modelo de família o incomoda e o filho de um trisal, por exemplo, não deveria ter o registro de um pai ou duas mães.

 Tá liberado

Embora o tema sempre gere polêmica, principalmente entre a direita conservadora, o parlamentar ganhou o apoio de seus seguidores nas redes sociais. Porém, ainda, sim, é bom destacar que a legislação brasileira permite o registro de crianças com mais de um pai ou mais de uma mãe. É tudo uma questão de responsabilidade socioafetiva. Deputado, vale a pena conhecer mais sobre.

Jogada pensada

A Escola de Samba Cidade Alta, que, neste ano, bateu na trave e por pouco não garantiu o acesso ao Grupo Especial do Carnaval de Manaus em 2024, fez uma jogada de mestre ao anunciar, neste domingo (17), que homenageará em seu samba enredo o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante). O parlamentar prometeu que não deixará de medir esforços junto ao Governo e Prefeitura para que a escola conquiste o tão sonhado título. Só não pode no tapetão, tá?! Estaremos de olho.

A onça segue viva!

O Amazonas Futebol Clube (FC) segue vivo na briga pelo tão sonhado acesso. Isso graças à vitória nesse sábado (16) sobre o Volta Redonda em jogo na Arena da Amazônia. Diferente da partida contra o Paysandu, do Pará, desta vez não teve briga. Foi tudo como manda as regras com a rede balançando e um placar de 2×0 para o time da casa. A vitória ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva negar anular o jogo contra o Paysandu e decidir suspender dirigentes do clube amazonense.

Leia mais no Portal Amazonas1

Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)
(92) 99169-4681

Adriana Albuquerque (comercial)
(92) 99183-3436

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI