
Deputado Sinésio Campos durante entrevista ao Portal AM1 (Foto: Celso Maia/Portal AM1)
Manaus (AM) – Com 3 deputados estaduais, um deputado federal e quatro vereadores em Manaus, a extrema-direita tem avançado com mais organização que a esquerda no cenário político do Amazonas, especialmente em espaços como a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em entrevista exclusiva ao “Programa Cenário Político”, do Portal AM1, nesta quarta-feira (4), o deputado estadual e presidente do PT-AM, Sinésio Campos, defendeu uma estratégia de diálogo com o “centrão”, em sintonia com a postura do presidente Lula, para enfrentar o crescimento da direita e garantir governabilidade.
“Para ganhar eleições, o Lula precisa dialogar não só com a esquerda, mas com o centro. E isso vale para o Brasil, para o Estado e para os municípios”, afirmou Sinésio.
Na atual composição da CMM, há quatro vereadores ligados ao PL e à extrema-direita — Salazar, Rosses, Raiff e Capitão Carpe —, enquanto a esquerda conta apenas com Zé Ricardo (PT) e Jaildo dos Rodoviários (PV). A esquerda é minoria clara, mas para Sinésio, “o importante é convencer a maioria com pautas que dialoguem com a sociedade”, ponderou.
Para o presidente estadual do PT, a disputa política precisa ser conduzida com responsabilidade e foco nas demandas reais da população, e não apenas em narrativas ideológicas. Ele defende que os parlamentares representem os interesses coletivos de forma ativa, não apenas durante as eleições.
“O povo quer ser representado de verdade. Cidadania é convocar o eleitor a participar, não só para votar, mas para acompanhar, cobrar, debater. Eu faço avaliação anual do meu mandato de forma aberta”, reforçou.
O deputado ainda destacou que a opinião pública é fator decisivo no convencimento político dentro das casas legislativas. “Você pode ter quatro de um lado e dois de outro, mas o que importa é o convencimento da maioria. E isso se faz com diálogo e propostas que toquem a vida das pessoas”, concluiu.
Assista a um trecho da entrevista:
Representatividade do PT no interior do Amazonas
Hoje, o PT possui apenas dois cargos majoritários em municípios do Amazonas: São Gabriel da Cachoeira (reeleição) e Urucurituba (4º mandato). Em relação ao interior, Sinésio garante que a sigla tem representatividade, embora sem cargo majoritário.
“Na maioria dos municípios, hoje, o PT faz parte do governo, faz parte da composição política. Alguns, inclusive, sequer não lançaram candidatos, mas nós estamos representados na maioria dos municípios”, destacou o deputado estadual.
LEIA MAIS:
- Sinésio Campos se pronuncia após ministro conceder autorização para Amazonas Energia instalar medidores aéreos
- Vereador cobra reconhecimento de Lula em obras financiadas no Amazonas
- Sinésio Campos dá dica inusitada contra instalação de medidores aéreos: ‘serre a escada’
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.