Manaus, 6 de dezembro de 2024
×
Manaus, 6 de dezembro de 2024

Manchete

Partido de Melo quer suspender a eleição deste domingo para governador no Amazonas

Partido de Melo quer suspender a eleição deste domingo para governador no Amazonas

Foto: Divulgação/Secom

Foto: Divulgação/Secom

Da Redação – O Partido Republicano da Ordem Social (PROS), do ex-governador José Melo, ingressou com um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão da eleição suplementar para governador do Amazonas, marcada para este domingo, 6.

A legenda alega que que foram registrados novos eleitores para participar do pleito num prazo inferior a 150 dias da data da eleição, exigido pela Legislação Eleitoral. Segundo o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Waldiney Albuquerque, foram incluídos no sistema eleitores que fizeram o cadastro biométrico até 6 de junho.

“Nós estávamos no meio de um processo de cadastro biométrico quando fomos surpreendidos pela decisão da eleição suplementar para governador. Esses novos eleitores já estavam cadastrados no sistema e não havia como retirá-los. Além do mais, eles estão aptos a votar e isso é uma questão democrática”, explicou. 

O PROS quer que os eleitores registrados a partir março sejam excluídos do processo. O TRE-AM não soube informar ainda a quantidade de pessoas cadastradas nesse período pela biometria. 

Waldiney Albuquerque informou que o TRE-AM ainda não foi notificado oficialmente pelo TSE sobre o mandando de segurança e que continuará com os trabalhos para a realização da eleição neste domingo. “Nós ficamos sabendo por meio de consulta do site do TSE. Acredito que o julgamento da liminar deve ocorrer na tarde desta sexta-feira”, afirmou.