Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Passarela da Torquato Tapajós que desabou não será mais demolida

Parte da escadaria desabou durante um forte temporal que caiu sobre a capital amazonense, no último dia 13 de fevereiro deste ano

Passarela da Torquato Tapajós que desabou não será mais demolida

A passarela da Torquato Tapajós que desabou, em fevereiro, não será mais demolida. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), após análise de engenheiros, foi constatado que não há necessidadade de derrubar a estrutura.

Escadaria desabou após forte temporal (Divulgação)

Parte da escadaria desabou durante um forte temporal que caiu sobre a capital amazonense, no último dia 13 de fevereiro deste ano. O prefeito Arthur Neto determinou a demolição total da passarela e culpou os estabelecimentos comerciais, que ficam ao redor da estrutura, pelo incidente.

“O que vemos aqui é o igarapé estreitado por três fatores, sendo o principal deles a construção irregular do posto de combustível que fica ao lado da passarela, além de uma farmácia e um galpão, que causaram o estreitamento no igarapé, e por isso, o volume de água foi corroendo a base da escada”, disse o prefeito na época.

Leia também:

Passarela da Torquato Tapajós desaba após chuva; veja vídeo

 

De acordo com a Seminf, o local já recebeu a expansão do leito do Igarapé dando a vazão correta das águas, e reforçou o muro de contenção para evitar possíveis deslizamentos.

Além disso, também já foi iniciada a fundição para novos estaqueamentos que darão um novo suporte a estrutura. As escadas serão reforças e a passarela deve “suprir a necessidade do local e ter total segurança”, destacou o órgao em nota.

A secretaria informou ainda que não há um prazo para conclusão das obras, devido o período chuvoso. No entanto, “as equipes estão empenhadas em concluir o serviço no menor tempo possível”, disse o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.