Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Economia

Paulo Guedes defende a comercialização de oxigênio do Amazonas em commodities

Para o ministro da Economia, essa seria uma alternativa para criar um futuro diferente do praticado hoje e não ficar somente na Zona Franca de Manaus

Paulo Guedes defende a comercialização de oxigênio do Amazonas em commodities

Ministro Paulo Guedes presidiu, nesta quinta, 25, a primeira reunião do CAS deste ano (Foto: Reprodução/Amazonas1)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Amazonas deveria comercializar oxigênio e outros recursos naturais em commodities. Para Guedes, dessa forma será possível criar um futuro diferente do praticado hoje em dia, saindo da diferenças de impostos e adotando o direito a propriedade dos recursos naturais, defendeu o ministro.

“Nós somos parceiros naturais dos americanos, mas queremos saber se eles também reconhecem o direito de propriedade ao oxigênio. Porque nós produzimos oxigênio para o mundo”, declarou o ministro em Manaus, na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada hoje, 25.

“Temos que ter em manaus uma capital mundial de carbono, de bolsas de valores de mercados que hoje se negociam, que aparecem intangíveis, mas são recursos. Nós temos água, oxigênio e isso tudo tem um enorme valor econômico e nós podemos criar aqui no Amazonas a capital mundial de sustentabilidade”, completou.

“Porque não pode haver muito futuro se dependermos apenas sub-explorando esses recursos por falta de definição de direito de propriedade, direito de exploração dos recursos econômicos. E por outro lado, tendo toda essa riqueza nós vamos viver só de diferenças de impostos?”, prosseguiu o ministro, questionando a plateia repleta de autoridades do Estado do Amazonas.

O ministro disse ainda que esse governo pretende criar riqueza preservando a natureza e finalizou o discurso agradecendo a bancada federal da região Norte que, segundo ele, tem sido favorável à matérias importantes para o país como a reforma da Previdência.