Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cidades

PC apreende dez adolescentes em operação deflagrada em Manaus

As prisões foram feitas em locais distintos, distribuídos em todas as zonas da cidade e identificou as ações do envolvidos em diversos atos ilícitos.

PC apreende dez adolescentes em operação deflagrada em Manaus

Os adolescentes foram apresentados na coletiva de imprensa realizada no prédio da Deaai, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus - (Foto: Reprodução)

O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Amadeu Soares, e o delegado Paulo Benelli, titular da Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Deaai), falaram, na tarde de sexta-feira, 29, sobre o balanço da operação ‘Exquire’ que resultou na apreensão de dez adolescentes envolvidos em crimes como latrocínio, homicídio, roubo, estupro e tráfico de drogas.

As prisões foram feitas em locais distintos, distribuídos em todas as zonas da cidade e conseguiu identificar as ações do envolvidos nos diversos atos ilícitos. Seis dos dez adolescentes já tem 18 anos, mesmo assim, ainda são resguardados pela Justiça, neste caso são levados para audiência de custódia.

Os adolescentes foram apresentados na coletiva de imprensa realizada no prédio da Deaai, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus – (Foto: Reprodução)

“A operação ‘Exquire’ que em latim significa busca, é importante e tivemos com isso um saldo positivo. Portanto, retiramos de circulação nas diversas áreas da cidade,  infratores que praticam crimes violentos que vão desde homicídio até estupro”, informou Amadeu Soares. “Dos dez, quatro foram liberados em audiência de custódia e, são os que praticaram crimes antes de completar maior idade (18 anos)”, completou o secretário.

Os adolescentes são considerados de alta peliculosidade, principalmente, considerando os crimes praticados na cidade. “São considerados violentos e atuavam em todas as zonas de Manaus. Essa operação faz parte do pacote de ‘Boas Festas’, e a população pode ter certeza, ‘vai ter uma resposta e muitos criminosos ficaram atrás das grades'”, ressaltou.  

Titular da Deaai, Paulo Banelli, reforçou que a ‘Exquire’ é uma operação que faz parte do pacote ‘Boas Festas’ e tem como objetivo tirar das ruas criminosos de alta peliculosidade, proporcionando, a sensação de paz nas festas de fim de ano.

A operação deflagrada ontem, 29, cumpriu dez mandados de busca e apreensão.  Assim que identificados, os infratores são encaminhados ao Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa e Raimundo Parente. Separados os crimes, eles são indiciados por ato infracional, mesmo aqueles que são tem 18 anos, mas praticaram crimes anterior ao de maior idade. A  proposta da polícia é fazer com que a população tenha segurança e, essa operação é prova disso”, explicou. 

*Matéria atualizada às 17h30