Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

PCdoB afirma que partido não irá apoiar candidato no segundo turno

A decisão do PCdoB já havia sido prevista pelo Portal AM1, que publicou matéria no dia 4 de outubro

PCdoB afirma que partido não irá apoiar candidato no segundo turno

Foto: Divulgação

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que lançou o advogado Marcelo Amil como candidato à Prefeitura de Manaus, declarou oficialmente nesta quinta-feira (19) que a sigla não irá apoiar David Almeida (Avante) e nem Amazonino Mendes (Podemos) no segundo turno das eleições, marcado para o dia 29 de novembro. Amil, que ficou na 10ª posição e teve 2.820 votos, compartilhou a nota do PCdoB em seu perfil do Instagram.

De acordo com o comunicado, o partido decidiu se declarar neutro diante da disputa entre David e Amazonino. “O PCdoB compreende que o voto nulo representa a antipolítica, algo também incompatível com a nossa ideologia. Dessa forma, o PCdoB Manaus se manterá neutro, liberando seus militantes e filiados para votarem de acordo com suas preferências”.

Na legenda da publicação da nota oficial compartilhada, Marcelo Amil ressaltou que a posição foi ‘discutida democraticamente dentro de nossos preceitos’ e completou dizendo que publicaria nota com a sua posição pessoal nesta sexta-feira (20).

A decisão do PCdoB já havia sido prevista pelo Portal AM1, que publicou matéria no dia 4 de outubro com as possíveis alianças que se firmariam em um segundo turno entre David Almeida e Amazonino Mendes. Na época, o Portal AM1 levantou que os candidatos Marcelo Amil e Gilberto Vasconcelos (PSTU), poderiam fechar aliança apenas com José Ricardo, caso ele fosse para o segundo turno.

Votação para vereador

A nota do PCdoB aproveitou para agradecer a renovação do mandato do vereador Jaildo Oliveira. “O Partido Comunista do Brasil agradece aos Manauaras [sic] que compreenderam nossas propostas e nos confiaram uma votação que garantiu a renovação do mandato do vereador Jaildo Oliveira”, declara o primeiro parágrafo do pronunciamento.

Veja a nota na íntegra:

Foto: Reprodução / Instagram