Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Pesquisa aponta que Manaus é pior cidade para empreendedorismo

Pesquisa aponta que Manaus é pior cidade para empreendedorismo

A capital amazonense ocupa a última posição entre as 32 cidades no Índice de Cidades Empreendedoras, da Endeavor Brasil, uma organização que incentiva e apoia empreendedores no mundo. Manaus caiu 4 posições em relação ao ranking de 2016, descendo do 28º para o 32º lugar. As cidades de São Paulo e Florianópolis mantêm pelo terceiro ano consecutivo os 1º e 2º lugares do índice.

Dos sete quesitos ( ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora) avaliados no estudo, Manaus ficou com a última colocação em Acesso ao Capital e Infraestrutura e antepenúltimo lugar no fator Capital Humano, em 2016.

Segundo o ICE, em Manaus, o tempo médio de abertura de uma empresa é 66 dias e o tempo para regularização de um imóvel é 171 dias. Diferente de são Paulo, que um imóvel é regularizado em 94 dias. Ainda de acordo com o índice, a tributação financeira é um dos principais problemas dos empreendedores na cidade, visto que é uma das mais caras do País. 

O Índice de Cidades Empreendedoras pode servir como base para que as cidades entendam como oferecer melhores condições para que os empreendedores cresçam.