Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Pesquisa que excluiu Roberto Cidade é suspensa pela Justiça Eleitoral

A coligação argumentou que a pesquisa apresenta supostos indícios de irregularidades.

coligacao-manaus-merece-mais-p

(Foto: Herick Pereira/Aleam)

Manaus (AM) – A Justiça Eleitoral intimou a empresa AtlasIntel Tecnologia de Dados LTDA a suspender a divulgação de sua última pesquisa eleitoral, registrada sob o número AM-02999/2024, que retratava o cenário político em Manaus. A suspensão foi determinada após pedido da coligação “Manaus Merece Mais”, cujo candidato a prefeito é Roberto Cidade (União Brasil), sob a alegação de que a pesquisa continha irregularidades.

A alegação para a suspensão é que a empresa responsável, ao registrar a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que coletaria dados sobre intenções de voto para o cargo de prefeito. No entanto, o juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 062ª Zona Eleitoral de Manaus, analisou a pesquisa e concluiu que o questionário feito aos eleitores não tem relação com as eleições de 2024, sendo que apenas 2 dos 14 quesitos apresentados estão relacionados ao objeto registrado no TSE.

“Destaca que as perguntas contidas no questionário se referem às eleições gerais de 2022 e, particularmente, aos cargos de Presidente da República e ao cargo de Governador do Estado. Aduz, ainda, que no quesito acerca de possível segundo turno para disputa ao cargo de prefeito municipal no pleito de 2024, a pesquisa foi arbitrária e direcionada a somente 03 (três) candidatos, excluindo propositalmente o candidato Roberto Cidade da coligação Manaus Merece Mais”, destaca o documento.

No parecer do juiz, a pesquisa poderia causar dano ao influenciar a escolha dos eleitores, principalmente porque tratava de questões não relacionadas ao pleito municipal.

A AtlasIntel foi informada que a suspensão permanecerá em vigor até nova decisão deste juízo eleitoral. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 5 mil, que começará a contar a partir do dia seguinte à intimação efetiva.

A pesquisa

O Portal AM1 conferiu as perguntas relacionadas no questionário, disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira pergunta listada no arquivo é direcionada às sete opções concorrendo à Prefeitura de Manaus.

Já o segundo questionamento propõe cenários de possíveis disputas de segundo turno: entre David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania); entre David Almeida e Capitão Alberto Neto (PL); e entre Amom Mandel e Capitão Alberto Neto, deixando de fora o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Nesse momento, o entrevistado escolhe entre as opções e também tem as alternativas “Branco/Nulo” e “Não sei”, representando os indecisos.

(Foto: Reprodução/Atlas Intel)

As duas perguntas seguintes buscam entender como o Executivo municipal, o estadual e o governo federal são avaliados pela população, enquanto a quinta e a sexta perguntas são voltadas à análise da atual gestão da Prefeitura de Manaus. Nesse ponto, são listados alguns setores de responsabilidade do poder público para obter uma avaliação da administração municipal, com base na percepção dos eleitores.

A sétima pergunta observa a aprovação e desaprovação dos candidatos à Prefeitura de Manaus. A pesquisa se encerra com questionamentos sobre os setores do poder público e a atuação de cada um dos candidatos, buscando uma avaliação mais eficiente.

Confira a decisão na íntegra:

LEIA MAIS: