Manaus (AM) – A Igreja Católica reuniu centenas de pessoas na manhã desta sexta-feira (29), na Via Sacra, celebração que lembra o caminho de Jesus até o Calvário, onde foi crucificado. A concentração começou às 7h com a participação de pessoas em situação de rua que percorreram as principais ruas do Centro Histórico de Manaus.
Em uma das 15 estações da Via Sacra, que refletia os sentimentos e a situação da população de rua, os católicos rezaram em frente à estação 1, que tinha a palavra “Desprezo”.
O coordenador da Pastoral do Povo de Rua, Teo Menezes, disse que esta é a segunda vez que a Via Sacra sucede com o grupo: “Ano passado, nós tivemos a experiência com a população de rua, de inseri-los também nesse momento da Paixão do Senhor. Esse momento em que nós, como cristãos, participamos da Via Sacra, eles sempre ficaram à margem dessa experiência [..] e com a graça de Deus foi muito positivo”, explicou o coordenador.
Este ano, a encenação ocorreu em algumas estações onde retrataram os problemas enfrentados por quem vive nessa situação, como Kin Flávio, que interpretou Jesus Cristo. “Como Jesus é o primeiro ano e essa vontade surgiu da gente, que uma vez reunido, disse que eu parecia com Jesus. Fiquei ansioso e nervoso ao vivenciar. Senti um pouco do que ele sentiu”, disse.
Via Sacra saiu da frente da catedral metropolitana e chegou ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14 de janeiro. O cardeal Dom Leonardo Steiner conduziu a procissão. Ao chegar ao Santuário, a procissão do Senhor Morto que fez o caminho de volta até a catedral Nossa Senhora da Conceição.
LEIA MAIS:
- Procissão de Via Sacra deve reunir centenas de fiéis na Sexta-feira Santa
- Repressão à Igreja Católica na Nicarágua causa medo entre os fiéis
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.