
Foto: Montagem/Amazonas1
Um peixe pirarucu com cerca de 200 quilos, que está ameaçado de extinção, foi morto no último domingo (23) a enxadadas um grupo de pessoas em um condomínio de luxo em Ananindeua, Pará.
O vídeo que circula na internet foi gravado por uma moradora, onde mostra os moradores retirando o peixe do lago e rindo, em seguida, participam das agressões contra o animal.
O ex-vereador de Ananindeua, Carlos Begot, mata o peixe com vários golpes de enxada na cabeça. Após o abate, o animal foi levado pelos moradores em uma caminhonete para uma residência.
Leia mais: Polícia Ambiental e INPA devolvem peixes-bois ao seu habitat natural
O atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), mora no condomínio Lago Azul onde ocorreu o caso.
A administração do local classificou o episódio como ‘cena dantesca’ e disse repudiar veemente os atos dessa natureza, que não condiz com os princípios de 99% dos moradores e que a prática de pesca esportiva não é regulamentada no condomínio.
O condomínio também afirmou que todos moradores envolvidos já foram identificados e já serão penalizados com multa de mais de R$ 1.200 por pessoa.
Ameaçado de extinção
O pirarucu é o maior peixe de escama de água doce do mundo e está ameaçado de extinção. A exploração não sustentável do pirarucu fez com o que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) criasse, em 2004, uma instrução normativa que regulamenta a pesca da espécie na Amazônia.
Vídeo

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.