Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

PL de Bolsonaro perde em Manaus e mais sete capitais; disputa era em 11

O ex-presidente sofreu oito derrotas, inclusive contra o PT, nas 11 cidades onde fez campanha na reta final do segundo turno.

PL de Bolsonaro perde em Manaus e mais sete capitais; disputa era em 11

(Foto: Lucas Costa/Portal AM1)

Manaus (AM) – Além de Manaus, que viu seu candidato, Alberto Neto, derrotado para David Almeida (Avante), nesse domingo (27), o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, sofreu derrotas em mais oito cidades, das 11 capitais brasileiras onde o ex-mandatário fez campanha neste segundo turno das eleições municipais de 2024.

Com 100% das seções apuradas, Almeida foi eleito e garantiu a continuidade no cargo de prefeito de Manaus, com 54,59% dos votos válidos, enquanto Alberto Neto obteve 45,41%, perdendo a disputa.

Entre as cidades com derrotas, está Goiânia, local escolhido por Bolsonaro para acompanhar a apuração dos votos nesse domingo. Na capital, Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito com 55% dos votos, superando Fred Rodrigues (PL), que recebeu 45%.

Em Belo Horizonte, apesar de intensificar sua presença na campanha de Bruno Engler (PL) nos últimos dias, Bolsonaro viu Fuad Noman (PSD) vencer.

Já em Aparecida de Goiânia (GO), Leandro Vilela (MDB) também venceu a disputa no segundo turno contra Professor Alcides (PL).

Outra cidade na qual o partido do ex-presidente fracassou foi Santarém (PA), com Zé Maria Tapajós (MDB) sendo eleito prefeito e derrotando Jk do Povão (PL).

Em João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP) derrotou Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde na gestão de Bolsonaro.

Na cidade de Santos (SP), Rogério Santos (Republicanos) foi reeleito com 53,37% dos votos válidos sobre Rosana Valle (PL), que obteve 46,63%, no segundo turno das eleições.

Por fim, em Palmas (TO), Eduardo Siqueira Campos (Podemos) venceu a disputa contra Janad Valcari (PL). A votação do segundo turno na cidade foi considerada inédita.

PT x PL

Em Fortaleza, capital do Ceará, Evandro Leitão (PT) derrotou André Fernandes (PL). Leitão virou a situação em relação ao primeiro turno, onde André Fernandes havia terminado na frente com 40,20% e era considerado favorito na corrida eleitoral. A diferença entre os candidatos foi de pouco mais de 10 mil votos.

Vitórias

Apesar dos insucessos, Bolsonaro e o PL conseguiram vitória em três cidades nas quais o ex-presente chegou a realizar campanha: São Paulo (SP), Cuiabá (MT) e Anápolis (GO).

No entanto, o prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) atribuiu a vitória na capital paulista ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como o “líder maior” do que a influência de Jair Bolsonaro.

As outras novas vitórias atribuídas ao PL foram: com Abílio Brunini, em Cuiabá (MT), ele derrotou Lúdio Cabral (PT), em disputa acirrada. E em Anápolis (GO), Márcio Correa (PL) derrotou Antônio Gomide (PT).

E, embora não tenha registro sobre a presença de Bolsonaro na campanha de Aracaju (SE), Emília Corrêa (PL), primeira prefeita da cidade, derrotou Luiz Roberto (PDT).

Segundo turno

Ao todo, 26 capitais estavam em disputa. Com os resultados do segundo turno neste domingo (27), o PL ficou entre os partidos que mais conquistaram prefeituras nas principais cidades do país, com quatro capitais nas eleições de 2024.

O partido do ex-presidente entrou na eleição com candidatos próprios em 14 cidades.

Dois foram eleitos já no primeiro turno: JHC (PL), que foi reeleito em Maceió (AL), e Tião Bocalom (PL), reeleito em Rio Branco (AC).

 

LEIA MAIS: