Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

PL e PT se unem na CMM: o que pode estar por trás dessa aliança?

Nos últimos dias, os vereadores Coronel Rosses (PL) e Zé Ricardo (PT) estiveram em comum acordo sobre algumas cobranças direcionadas à prefeitura.

PL e PT se unem na CMM: o que pode estar por trás dessa aliança?

Foto: Divulgação / assessoria

Manaus (AM) –  Nos últimos dias, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi palco de um movimento político inesperado: a união entre o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT), com envolvimento do vereador Zé Ricardo (PT) que apoiou um requerimento do vereador Rosses (PL), o qual pedia a investigação sobre a viagem do prefeito David Almeida.

A aliança levanta questionamentos sobre os interesses por trás dessa aproximação e os impactos que poderá ter no cenário político local.

Papel do vereador é fiscalizar

Durante uma entrevista, questionado sobre se é possível viver civilizadamente entre os dois partidos, Zé Ricardo respondeu que o papel do vereador é fiscalizar a prefeitura.

“Vereador é eleito pra ser legislador e ser o fiscalizador, representando a população, cada um é eleito em um partido político. Durante a campanha política municipal, principalmente, você tem mais uma discussão da cidade, aquilo se pretende fazer e não tanto uma discussão partidária”, declarou o petista, mostrando uma trégua política.

Coronel Rosses também falou acerca do assunto, e disse que hoje o objetivo é trabalhar para o bem de Manaus.

“Na esfera municipal, hoje eu me atrevo a dizer que a ideologia, ela é a ideologia de trabalhar por Manaus. Acredito que hoje, o nosso problema da direita não é a esquerda, o problema do PL não é o PT, problema do PL hoje, a nível Brasil (…), são aquelas pessoas indecisas”, disse Rosses.

Aliança levanta questionamentos

Coronel Rosses, que representa o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que abriu investigação para apurar a viagem internacional do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao Caribe. A denúncia teve apoio do vereador Zé Ricardo, único parlamentar petista da CMM e figura historicamente ligada à oposição, os dois decidiram caminhar juntos nessa pauta da Casa.

A aproximação chama atenção, já que os partidos ocupam polos opostos na política nacional. O que pode está por trás dessa aliança? Fica o questionamento.

 

LEIA MAIS: