Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

PL quer dar cidadania amazonense a presidente do STF, Dias Toffoli

Advogado-geral da União indicado por Lula, ele chegou ao STF em 2009, também por indicação do ex-presidente

PL quer dar cidadania amazonense a presidente do STF, Dias Toffoli

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o Projeto de Lei que concede Título de Cidadão do Amazonas ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro José Antônio Dias Toffoli.

Dias Toffoli – Presidente do STF (Divulgação)

A PL é de autoria conjunta dos deputados Belarmino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP) e Wilker Barreto (Podemos). A justificativa para proposta, argumentam os parlamentares, é que o ministro atua em defesa do Amazonas há tempos, sempre com um julgamento imparcial técnico/jurídico a favor da Zona Franca de Manaus.

Jurista de renome nacional, Dias Toffoli, ex-presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), é natural da cidade paulista de Marília, nascido em 15 de novembro de 1967. Advogado-geral da União indicado por Lula, ele chegou ao STF em 2009, também por indicação do ex-presidente.

Toffoli não seria primeiro ministro do STF com título

Em maio deste ano, o ministro do STF Ricardo Lewandowski, esteve em Manaus para receber o título de Cidadão do Amazonas concedido pela Aleam. A proposta foi de autoria do deputado, Josué Neto, e aprovada pela casa em abril.

Para o parlamentar, Lewandowski possui histórico de votações favoráveis ao Amazonas, principalmente relacionadas ao modelo econômico e mereceu a concessão do título.

 

(*) Com informações da Aleam