Manaus, 4 de maio de 2024
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Economia

Plano Collor voltou? Clientes estranham atualização e ‘bloqueio’ em poupanças da Caixa

A Caixa informou que algumas contas poupança foram migradas para uma nova solução tecnológica, mas muitos clientes foram surpreendidos com um bloqueio temporário nas contas

Plano Collor voltou? Clientes estranham atualização e ‘bloqueio’ em poupanças da Caixa

(Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

MANAUS – Diversos clientes da Caixa Econômica Federal apontaram falhas em suas contas bancárias, nesta sexta-feira (19), após uma atualização no número da conta poupança. Segundo relatos que circulam na internet, muitos não conseguiram fazer transações bancárias, visualizar o saldo e nem utilizar o cartão de crédito.

A mudança causou desconfiança nos clientes, que chegaram a questionar nas redes sociais se o banco teria confiscado as poupanças, como há 30 anos, no Plano Collor.

Enquanto muitos relataram que receberam um SMS avisando sobre a atualização, outros reclamaram que foram surpreendidos com a mudança, como a jornalista Sandra Monteiro.

“A Caixa Econômica Federal, da noite para o dia, decidiu trocar o número da minha conta poupança e simplesmente me deixou sem um tostão no final de semana. Sério, fui surpreendida por essa gracinha na manhã deste sábado. Fui a um supermercado comprar alguns itens para preparar meu almoço e simplesmente não pude usar o cartão”, contou.

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Ela afirma que precisou ir à agência para gerar um novo código de acesso e, após informar os dados solicitados no terminal, teve o acesso negado. Segundo ela, apareceu uma mensagem que os dados não conferiam. Foi só depois de ligar para o banco que recebeu a informação sobre a mudança do número da poupança.

“Eu nunca tinha ouvido algo do tipo: um banco alterar o número da tua conta sem avisar previamente. Detalhe: que o cartão dessa conta só vence em 2024. Conclusão: na segunda-feira terei que enfrentar uma baita fila na agência para tentar resolver isso”, finalizou.

Questionada pelo Portal Amazonas1 sobre as falhas, a Caixa informou que algumas contas poupança foram migradas para uma nova solução tecnológica e a migração está sendo realizada por ondas, e os clientes incluídos nesta última etapa foram comunicados também por SMS.

“A migração foi concluída com sucesso às 13h de hoje e o serviço está funcionando normalmente”, finalizou em nota.

No site oficial do banco também foi informado que a modernização no sistema tem o objetivo de proporcionar “maior conforto e conveniência”, e o novo número pode ser consultado no internet Banking Caixa, aplicativo Caixa, nos extratos impressos nos caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Além disso, o banco afirma que os clientes não precisam comparecer as agências.

Veja o comunicado completo aqui