Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

PM libera manifestantes sem revistá-los na Esplanada dos Ministérios

Ao contrário do anúncio feito pela Polícia Militar do Distrito Federal, não houve um cordão de revista na chegada dos manifestantes ao local

PM libera manifestantes sem revistá-los na Esplanada dos Ministérios

Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo

BRASIL – Apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que estavam na Esplanada dos Ministérios para as manifestações pró-governo deste 7 de setembro, foram liberados sem revistas, ao contrário do anunciado pela Polícia Militar do Distrito Federal, de que haveria um cordão de revista na chegada dos manifestantes ao local.

Uma linha de policiais dispostos no acesso à área apenas assistiu passivamente à chegada de pessoas com quaisquer objetos.

Ao longo dos ministérios, muitas barracas e pessoas estão portando varas e mastros de bandeiras. Vendedores ambulantes aproveitaram para acessar a área com seus carros.

Até mesmo drones, cuja atuação seria limitada pelas autoridades nesta terça-feira, foram usados.

Leia mais: Bolsonaro defende Constituição: ‘Quem não respeitar ficará fora da vida pública’

Somente no último trecho da Esplanada, já na altura do Ministério da Infraestrutura (no lado norte) e da Saúde (no lado sul) foram instalados detectores de metais – próximo de onde se o presidente discursou no período da manhã.

A revista neste ponto gerou longas filas e muita aglomeração, sendo que quase a totalidade dos manifestantes não utiliza máscaras de proteção contra a covid-19.

Com muitos cartazes, os manifestantes pedem o fim do que chamam de “ativismo judiciário” e a saída de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns falam também de intervenção federal no Supremo.

*Com informações do site Terra

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.