Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cidades

PMs são presos, em Manaus, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas

Trata-se de um tenente, quatro sargentos e dois cabos. Dos oito PMs, seis foram presos na manhã desta sexta-feira (14) e dois estão foragidos.

PMs são presos, em Manaus, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas

(Fotos: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Oito policiais militares foram flagrados transportando drogas para uma viatura da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na rua Ana Nogueira, do bairro Educandos, na zona Sul de Manaus. A ação aconteceu no dia 17 de maio, segundo informações do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Trata-se de um tenente, quatro sargentos e dois cabos. Dos oito PMs, seis foram presos na manhã desta sexta-feira (14), suspeitos pelo crime de tráfico de drogas; dois estão foragidos. Além das prisões, também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Segundo o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) do MPAM, quatro policiais pertencem ao Batalhão de Policiamento de Trânsito e outros quatro estão lotados na 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Eles usaram uma viatura que está a serviço do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp) para transportar a droga [maconha].

“Foram colocados 16 sacos [com drogas] dentro da viatura e mais um saco foi levado para a viatura da 2ª Cicom, juntamente com uma mochila vermelha. Posteriormente, observamos que houve um registro por parte dos policiais da 2ª Cicom de que eles estavam fazendo patrulhamento ostensivo naquela localidade e teriam encontrado quaro indivíduos; um deles transportando um saco de fibra e esses indivíduos, ao verem a viatura, fugiram, deixando o saco para trás”, relatou.

No mesmo dia, conforme a autoridade, a Rocam recebeu uma denúncia de que, no mesmo local, teria a presença policiais com grande quantidade de drogas; mas quando a equipe chegou, o local estava vazio. Porém, evidências foram deixadas para trás para comprovar o crime, como uma prensa hidráulica e três caixas de armas de fogo vazias, além de maconha e cocaína.

Apesar das imagens, Gurgel Maia disse que ainda não há denúncia formal sobre o crime, no entanto, a investigação segue em andamento por parte da promotoria.

Durante o cumprimento de busca e apreensão, armas foram encontradas, e as investigações devem continuar para apurar a origem destas. A operação foi realizada em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc).

A Polícia Militar do Amazonas afirmou que, caso o envolvimento dos agentes de segurança pública seja comprovado, a consequência do ato resultará na exclusão destes da corporação.

 

LEIA MAIS: