Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

PMs são presos por possíveis práticas de extorsão contra empresários em Manaus

Também ocorria ameaças de agressão, de tortura e de morte, segundo as autoridades

PMs são presos por possíveis práticas de extorsão  contra empresários em Manaus

(Foto: Antônio Mnedes/ Portal AM1)

MANAUS – Um oficial da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), quatro praças, e um civil foram presos preventivamente, na manhã desta segunda-feira (30). Eles são alvos da Operação Pundonor, que investiga possíveis práticas de extorsão cometidas por servidores públicos. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Conforme o coordenador do Gaeco, promotor Ivo Peixoto, a investigação abrange “algo extremamente grave”.

“Abordagens, interpelações de pessoas. A partir daí acusar a pessoa, ou supor que a pessoa cometia alguma atividade criminosa, e começar, dessa forma, a praticar extorsão mediante ameaça da pessoa sofrer um mal”, explicou.

Leia mais: Aprovados em concurso da PM, enfermeiros são presos com drogas em Manaus

Conforme as investigações, há indícios de que os PMs procuravam pessoas de posses, até mesmo empresários e, caso houvesse algum passado ilícito, cometiam a extorsão. Caso não houvesse, acusavam que iriam implantar algum instrumento ilícito para incriminá-la. Também ocorria ameaças de agressão, de tortura e de morte.

O Gaeco não revelou a identidade dos presos, nem quais objetos foram apreendidos, ou o valor cobrado das vítimas, para não comprometer as investigações que seguem.

Há indícios que mais pessoas possam estar envolvidas no esquema criminoso.

Apesar dos mandados, não há denúncias e os membros do Gaeco investigam as circunstâncias dos possíveis crimes cometidos. A palavra “pundonor” significa “o que não se consegue abdicar nem deixar de você possuir, embora possa ser alvo de desonra” e está relacionado com a ética militar.