(Foto: Ricardo Stuckert /PR)
Manaus (AM) – As declarações do pré-candidato ao Senado pelo Amazonas Marcelo Ramos (PT) voltaram a colocar no centro do debate político a disputa em torno da desinformação nas redes sociais e o uso de conteúdos fora de contexto para atacar adversários.
Em publicações recentes, Marcelo Ramos criticou duramente a atuação da extrema direita, que, segundo ele, tem disseminado versões distorcidas de falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de enfraquecer sua imagem, especialmente no tema da educação.
O episódio mais recente envolve um discurso de Lula realizado no dia 16 de janeiro, durante Cerimônia de Lançamento das Medalhas Comemorativas dos 90 Anos do Salário-Mínimo na Casa da Moeda, em Brasília. No pronunciamento completo, o presidente fez uma crítica à visão histórica das elites brasileiras, afirmando que, ao longo do tempo, setores dominantes trataram a população pobre como mão de obra destinada apenas ao trabalho, sem direito ao acesso pleno à educação. Em tom crítico, Lula resumiu essa mentalidade ao dizer que, para essa elite, “pobre é feito só pra trabalhar”.
De acordo com parlamentares e militantes de esquerda, apenas esse trecho isolado foi retirado do discurso e divulgado por perfis ligados à extrema direita, sem o devido contexto. A edição, segundo eles, levou à interpretação de que o presidente seria contrário ao estudo da população pobre, o que contraria o conteúdo integral da fala e o histórico de políticas educacionais associadas aos governos do PT.
Ao comentar o caso, Marcelo Ramos afirmou que a estratégia de recortar vídeos e suprimir o contexto faz parte de uma “máquina de manipulação” que atua de forma intensa nas redes sociais.
O deputado destacou que Lula é frequentemente associado a programas de ampliação do acesso à educação, como o Prouni, o Fies, a política de cotas nas universidades, a expansão das universidades federais e a vinculação do Bolsa Família à frequência escolar. Para Marcelo Ramos, esses dados confrontam diretamente a narrativa construída a partir do vídeo editado.
Em resposta às declarações de Marcelo Ramos e à repercussão do discurso presidencial, o deputado Capitão Alberto Neto (PL) publicou em suas redes sociais uma montagem produzida com o uso de inteligência artificial. A peça mostra o presidente Lula abraçado ao cantor Gilberto Gil, intercalada com imagens de professores. Na publicação, o parlamentar sugere que o governo priorizaria investimentos em artistas em detrimento da valorização dos profissionais da educação.

O embate evidencia a crescente polarização política e o papel das redes sociais na amplificação de discursos conflitantes. Enquanto aliados do governo defendem a divulgação do conteúdo integral do discurso como forma de combater a desinformação, parlamentares da oposição seguem explorando recortes e peças visuais para sustentar críticas ao Executivo. O episódio reforça o debate sobre responsabilidade na comunicação política e o impacto da circulação de conteúdos fora de contexto no debate público.
Confira a postagem de Marcelo Ramos:





