Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Eleições 2020

Polícia Civil esclarece que prisão de cabos eleitorais de David Almeida é ‘fake news’

O blog O Analista publicou matéria da suposta prisão de cabos eleitorais de David Almeida por compra de votos

Polícia Civil esclarece que prisão de cabos eleitorais de David Almeida é ‘fake news’

Um dia antes do segundo turno das eleições para Prefeitura de Manaus, o candidato David Almeida (Avante) é alvo de notícias falsas (fake news), propagadas pelo blog O Analista, que postou matéria de suposta prisão de cabos eleitorais de Almeida por compra de votos.

Segundo a postagem feita no Facebook do site, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio de nota, teria informado a prisão em flagrante dos cabos eleitorais do candidato do Avante com a quantia de R$ 46 mil em espécie, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

O texto falso, tratado como sendo da PC, segue afirmando que eles foram encaminhados à delegacia e iriam responder por crime eleitoral.

No entanto, a própria Polícia Civil contestou a informação horas depois e esclareceu que “não emitiu qualquer nota oficial” sobre tais prisões. O órgão afirmou que “a informação de prisão não é verdadeira. Trata-se de uma notícia falsa”.

Além disso, explicou que a foto usada na matéria se tratava de  uma montagem de uma ocorrência no Nordeste, com números de outro candidato. Ainda de acordo com informações, inclusive, já tinha sido apontado por vários leitores na página do blog citado.

“Reforçamos que informações oficiais sobre o sistema de segurança são divulgadas somente através de nossos canais oficiais. Seja o e-mail, o site, as redes sociais ou, ainda, este grupo que é exclusivo para jornalistas. Não nos responsabilizamos pela publicação de qualquer notícia que circule por outros meios.”, finalizou a PC.